Meghan e Harry
Prolongam a estadia no Reino Unido até ao funeral da rainha Isabel II

Realeza

Meghan Markle e o príncipe Harry vão ficar no Reino Unido até ao funeral da rainha Isabel II. Não se sabe se a eles se juntam Archie e Lilibet.

Sáb, 10/09/2022 - 21:00

O príncipe Harry e Meghan Markle vão permanecer no Reino Unido até ao funeral da rainha Isabel II, que morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro, em Balmoral, Escócia. A notícia está a ser avançada pela imprensa britânica, citada pela revista Hello!, que garante que os duques de Sussex querem estar presentes no último adeus à monarca, que esteve à frente da Coroa durante 70 anos.

No entanto, ainda há uma questão por decidir. O casal ainda não sabe se a eles se juntam os filhos, Archie e Lilibet, que ficaram nos Estados Unidos da América com a avó materna, Doria Ragland. 

Filhos dos duques de Sussex ganham títulos de príncipes

Archie e Lilibet, os filhos de Meghan Markle e do príncipe Harry, ganham agora o título de príncipes, uma vez que a morte da rainha Isabel II e a ascensão de Carlos III a rei de Inglaterra assim o definem.

Segundo o protocolo da realeza britânica, o título de príncipe não é atribuído de forma automática aos bisnetos dos reis, mas apenas aos filhos e netos do monarca. No entanto, existe uma exceção que atribui ao primeiro filho do neto do soberano que é seu sucessor.

Durante o reinado da rainha Isabel II, apenas George, o filho mais velho do príncipe William e Kate Middleton, tinha direito ao título de príncipe, mas a monarca emitiu um documento que dava o mesmo estatuto aos irmão mais noves de George – Charlotte e Louis.

Archie e Lilibet, filhos dos duques de Sussex, não tiveram o mesmo privilégio. Com a ascensão do rei Carlos III, o avô dos meninos, ao trono do Reino Unido, estes passam a obter o mesmo estatuto que os primos – George, Charlotte e Louis – adquiriram desde que nasceram.

Meghan Markle sempre quis que os filhos fossem príncipes

Na polémica entrevista que Meghan Markle e o príncipe Harry concederam a Oprah Winfrey, aquando da sua saída da Casa Real britânica, a duquesa de Sussex chegou a referir que preferia que o filho Archie tivesse o título de príncipe. Na altura, Lilibet Diana ainda não era nascida.

A ex-atriz chegou mesmo a fazer graves acusações à Casa Real sobre a falta de proteção que ofereceram a Archie e sobre alegados comentários de cariz racista. “Enquanto estive grávida, assistimos a conversas sobre ele não vir a ter segurança, sobre o facto de não receber um título e ainda sobre quão escura a pele dele poderia ser quando nascesse, tudo ao mesmo tempo. Isso chegava até mim através do Harry, foram conversas que a família teve com ele”, referiu.

Recorde aqui a entrevista

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram