Edimburgo
Medieval e cosmopolita

Famosos

Qui, 11/04/2013 - 23:00

Com um centro histórico declarado pela UNESCO Património da Humanidade, Edimburgo, capital da Escócia, é um dos mais fascinantes destinos turísticos da Grã-­Bretanha. A cidade surge entre antigos vulcões e penhascos rochosos, conservando muitos aspectos da época medieval. Porém, é também uma cidade moderna e dinâmica de arte e cultura, com os seus museus, galerias, universidades e festivais. Há dois grandes distritos em Edimburgo: a histórica Cidade Velha e a Cidade Nova, que em conjunto fazem desta cidade um lugar privilegiado.

Para conhecer a Cidade Velha, cujo a rua principal é a Royal Mile, e nela ficam praticamente todas as grandes atrações, o ideal é começar pelo Castelo de Edimburgo, o maior símbolo do país. Construído no início do século XII sobre uma rocha de origem vulcânica, fica a 120 metros acima do nível do mar. A próxima paragem recomendada é no Museu Scotch Whiskey Experience. Aqui, ficará a conhecer melhor o principal produto escocês, o whisky. Continuando pela Royal Mile chegará ao majestoso Palácio Holyrood, aberto diariamente ao público. Esta é a residência da rainha Isabel II quando está na Escócia.

Em Edimburgo é possível saltar de épocas. Depois de um passeio medieval, uma visita ao distrito da Cidade Nova é obrigatória. O lado mais moderno, dinâmico e elegante da cidade foi construído durante o século XVIII. A Cidade Nova transformou-se na área mais comercial de Edimburgo. Aqui, encontrará a maior parte das boutiques e restaurantes e grande parte da oferta de diversão noturna. A principal rua é a Princes Street. A rua é totalmente voltada para o comércio, com lojas para todos os gostos. Encontra-se também nesta zona um agradável jardim, com amplo espaço verde para passear.

Nesta área da cidade, é imperdível uma subida até o Calton Hill, uma colina no centro da localidade, inconfundível com sua Acrópole Ateniense. Com vista panorâmica, desvenda toda a magia das terras baixas escocesas.  

Siga a Revista VIP no Instagram