Matilde: Uma bebé especial
Menina regressa a casa e infarmed aprova medicamento

Nacional

Matilde, a bebé especial que sofre de atrofia muscularespinhal tipo 1, regressou a casa após quatro semanas de internamento

Qui, 18/07/2019 - 19:20

Matilde, a bebé que sofre de atrofia muscularespinhal tipo 1, já está em casa após quatro semanas de internamento no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. A notícia foi confirmada pelos pais à TVI24.

Através das redes sociais, os pais da menina revelaram, esta quarta-feira, 17 de julho, não ter novidades sobre o medicamento Zolgensma, que só está disponível nos Estados Unidos, mas que estão «atentos». Apesar da boa notícia, o casal revela que a menina ainda tem «um longo caminho a percorrer».

Entretanto, soube-se que o Infarmed já aprovou a compra do medicamento para a bebé Matilde e para uma outra criança do Hospital de Santa Maria, com o mesmo problema.

Veja aqui o vídeo partilhado pelo casal

Bebé Matilde já começou tratamento disponível em Portugal

A menina começou na passada terça-feira, dia 10 de julho, tratamento com um medicamento já existente em Portugal. Trata-se de Spinraza que «é o que está disponível neste momento». A notícia foi avançada pelos pais da menina de dois meses, na página de Facebook que criaram para divulgar o caso e onde revelam atualizações do estado de saúde da filha. Este medicamento vai ajudar para já a «travar» a doença.

Depois de angariados os dois milhões de euros necessários para pagar o medicamento que pode curar a doença de Matilde, o Estado português revela que vai comparticipar o Zongensma. O fármaco, que se encontrava apenas disponível nos Estados Unidos, já pode ser administrado em Portugal e «de forma segura». «A parte burocrática foi ultrapassada», dizem os pais de Matilde, que garantem que o dinheiro angariado «será para outras ‘Matildes’».

Zongensma é uma terapêutica genética experimental que tem apresentado resultados positivos. No entanto, ainda não está provado que os efeitos sejam permanentes.

Siga a Revista VIP no Instagram