Matilde: Uma bebé especial
Menina encontra-se internada nos cuidados intensivos

Nacional

O estado de saúde de Matilde, a bebé de dois meses que sofre de Atrofia Muscular Espinhal de tipo I, está a ser partilhado pelos pais

Sáb, 29/06/2019 - 20:45

Matilde é o nome da bebé que, nos últimos dias, tem movimentado e emocionado Portugal de norte a sul com uma onda de solidariedade que há muito não se via. Com apenas dois meses, esta bebé sofre de atrofia muscular espinhal de tipo I para a qual existe um tratamento no valor de 1,9 milhões de euros, apenas disponível nos Estados Unidos.

Na página de Facebook na qual os pais vão dando desenvolvimentos sobre o estado de saúde da filha foi publicado que Matilde está atualmente internada nos cuidados intensivos tendo dado entrada no hospital na passada quarta-feira, 26 de junho. «Os meus papás tiveram que me trazer ao hospital hoje à tarde porque tenho estado a respirar com dificuldade. E vou ter que ficar internada uns dias porque tenho o pulmãozinho tapado e estava com febre. Vou fazer antibiótico e iniciar a ventilação assistida.»

Por sua vez, na quinta-feira, os pais voltavam a dar novidades sobre o estado de saúde da filha, estado esse que não era nada animador. «Tive febre e ainda me estou a adaptar à máscara da máquina de ventilação assistida. Mas vou continuar internada a tomar antibiótico e a fazer a ventilação 24 horas.»

No entanto, a noite de quinta para sexta-feira foi passada de uma forma mais calma estando Matilde ainda nos cuidados intensivos mas o seu estado de saúde já se encontra estável. «Hoje passei bem a noite, mas de manhã fiquei muito aflita da respiração e estou nos cuidados intensivos. Agora estou estável, mantenho o antibiótico e a máscara de oxigénio para poder recuperar e poder começar o tratamento que me vai dar mais tempo até conseguirmos a cura.»

Um longo caminho pela frente

Depois de terem ido ao Você na TV, os pais da menina de dois meses já conseguiram arrecadar cerca de 400 mil euros e comoveram Portugal que se prestou a ajudar a criança a obter o tratamento de que precisa.

A história de Matilde, a menina que deixou Maria em lágrimas

A conversa para a elaboração deste artigo foi tida com Carla Martins, a mãe da pequena Matilde. Entre lágrimas de surpresa, de emoção e de esperança, esta mulher de 37 anos contou-nos o turbilhão de emoções pelo qual esta família tem passado nas últimas semanas.

A bebé tem apenas dois meses e já enfrenta a maior batalha da sua vida. Com apenas um mês e uma semana foi-lhe diagnosticada Atrofia Muscular Espinhal – AME Tipo I, a forma mais grave desta doença rara.

«Quando a pegava ao colo notava que ela era mais molinha»

O mundo de Carla e do marido ficou virado do avesso. Depois de uma gravidez não planeada – estava a tomar a pílula -, mas perfeitamente normal, nada fazia prever que aquando do nascimento da bebé, o inesperado acontecesse.

Conheça toda a história em www.crescercontigo.pt

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Reprodução Facebook

Siga a Revista VIP no Instagram