Mariama Barbosa
Homenagens à apresentadora multiplicam-se: “Que te recebam a dançar, todos os anjos do Céu”

Nacional

Mariama Barbosa morreu esta sexta-feira, dia 29 de julho, aos 47 anos após lutar sete meses contra um cancro no estômago. As homenagens dos famosos multiplicam-se.

Sex, 29/07/2022 - 15:00

Mariama Barbosa morreu os 47 anos esta sexta-feira, dia 29 de julho, depois de uma luta de meses contra um cancro no estômago. A apresentadora da SIC tinha sido diagnosticada há cerca de sete meses e foi partilhando os altos e baixos da batalha com os fãs.

Perante a partida, Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC, e Cristina Ferreira, diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, foram dos primeiros a reagir.

Júlia Pinheiro fez questão de prestar uma última homenagem à colega da SIC. “Choro a partida de Mariama . Raramente conheci alguém tão verdadeiramente luminoso e alegre . Estou tão triste que não sei como vou assumir a antena esta tarde, no plateau onde a vi pela última vez. Um longo beijo de amor ao Zé Maria, um filho tão amado e toda a família e amigos desta mulher notável.”

Maria Rueff destacou a “bondade e alegria” de Mariama Barbosa: “Quem nos marca pela bondade e alegria, marca-nos para sempre. Querida Mariama tanto que gostava de ti. Que te recebam a dançar, todos os anjos do Céu”.

Afonso Pimentel revelou: “Há 3 dias trocámos mensagens. Há dois passei com uma colega à tua porta e falámos de ti. Hoje ao passar lá não gostei das movimentações. Senti que alguma coisa podia já ter acontecido. Decidi não parar. Preferi continuar a andar e ouvir-te a chamar-me ao longe: “Priiimo!!!” Enquanto rias! Sorri e avancei. Sempre brincámos sobre a possibilidade do sermos! Que energia boa! Abraço o teu filho! Força puto. A tua mãe era especial! Até já, Prima!”

“É só o amor que importa”

A equipa do programa “Passadeira Vermelha” no qual a apresentadora foi comentadora escreveu também uma bonita homenagem. “Nós que temos sempre tanto a dizer, hoje faltam-nos as palavras. A nossa equipa lamenta a morte da nossa querida Mariama Barbosa. A Mariama será sempre recordada por todos os momentos de alegria que nos proporcionou, cheios de pau pau pau e com muito feché. Cada sorriso, cada dança, cada momento bom que vivermos será em sua homenagem. Dedicamos os nossos sentimentos a toda a família e amigos. E partilhamos com todos o maior dos ensinamentos que a querida Mariama nos deixou: ‘É só o amor que interessa’.”

Sílvia Alberto evocou o filho de Mariama, José Maria, de 12 anos. “Só espero que a vida seja mais justa com o teu Zé Maria do que foi contigo e que lhe dê muito tempo para recordar-te. Que ele cresça com um sorriso do tamanho do teu e a mesma alegria de viver e energia arrebatadora. Quem fica nunca entenderá esta partida tão precoce mas continuaremos a amar-te na saudade que nos deixas. Querida Mariama, só o amor interessa.”

José Carlos Pereira escreveu: “Vais continuar sempre a brilhar e a sorrir… Como sempre disseste que farias. Até já minha querida Mariama.”

Nuno Azinheira, também comentador do “Passadeia Vermelha” disse: “Um beijo, Mariama. Puta de vida, tão injusta!”

Andreia Rodrigues recordou as icónicas expressões da apresentadora: “QUERIDA MARIAMA! Arrasa aí em cima! Não deixes que tenham cara de ‘chupas limons’! E tu… deixas saudades cá em baixo, foste cedo e depressa demais, mas tenho a certeza que aí no céu vais andar – e deixar todos – ‘PAU PAU PAU’. Até sempre querida, vamos cumprir o que pediste ‘aproveitar a vida, com amor. Porque só o amor importa'”.

“Não sei se lá em cima estão preparados para tanto pau pau pau”

Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce, recordou, com carinho, o momento em que conheceu Mariama Barbosa: “A primeira vez que estive com ela, há uns 15 anos, chamei-a de Mariana por engano. Disse-me logo, com muita graça “ai, filha, tudo menos isso, é MA-RI-A-MA!”. Depois disso, cruzámo-nos muitas vezes, nunca mais me enganei no nome e quando soube que estava doente, há poucos meses, mandei-lhe mensagem a dizer que se havia alguém capaz de dar cabo do fdp do cancro era ela. Não disse só por dizer, mas por acreditar mesmo, por ela ser um autêntico furacão, por ter uma energia que não passava indiferente a ninguém, por ser tão alegre, tão positiva, tão cheia de vida. Li agora mesmo que a Mariama foi embora e que tristeza tão grande. Não sei se lá em cima estão preparados para tanto pau pau pau, mas tenho a certeza que aquilo com ela vai ser uma festa. Até sempre, querida Mariama”.

Igor Regalla homenageou-a com a seguinte mensagem: “Foste Luz por onde passaste. Obrigado por tudo o que fizeste por todos nós prima. Tenho a certeza que nem na Guiné nem cá te vão esquecer”.

Diamantino Martins exclamou: “Até sempre”.

Zé Lopes recordou a antiga colega com um vídeo especial e disse “Até sempre”:

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram