Maria Vieira
Critica Maria do Céu Guerra por discurso nos Globos de Ouro

Nacional

Atriz publicou mais um texto polémico nas redes sociais, no qual tece duras críticas às palavras que a vencedora do prémio de Mérito e Excelência disse em palco.

Qua, 02/10/2019 - 21:00

Maria Vieira voltou a usar as redes sociais para escrever mais um texto polémico. Desta vez, o ‘alvo’ foi Maria do Céu Guerra, a atriz que ganhou o Prémio de Mérito e Excelência na última edição dos Globos de Ouro, que se realizou no domingo, 29 de setembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A galardoada, de 76 anos, subiu ao palco para receber o troféu e, no discurso de agradecimento, falou sobre liberdade de expressão e referiu o caso de Fernanda Montenegro como exemplo. A atriz brasileira, de 89 anos, tem sido muito atacada e criticada no Brasil por ter protagonizado uma capa de revista que critica o atual governo de Bolsonaro e a censura, na qual se vestiu de bruxa. «Salvem os livros. E as bruxas», podia ler-se.

«Tenho de me lembrar da minha querida amiga Fernanda Montenegro, que está no Brasil em dificuldades e está a ser insultada por um governo que não merece aquele país», afirmou Maria do Céu Guerra.

Indignada com a atriz, Maria Vieira começou por escrever: «Não, minha cara e estimada Maria do Céu Guerra. A reputada e talentosa actriz brasileira Fernanda Montenegro não está a ser insultada pelo governo brasileiro, nem está a ser vítima de qualquer tipo de censura».

E continuou: «A Fernanda Montenegro, exercendo o seu direito à saudável liberdade de expressão que vigora nos países democráticos, resolveu tomar uma posição política contra o governo brasileiro, dando a entender que vive num pais onde se queimam livros e ‘bruxas’ e por essa sua posição ela foi democrática e legitimamente criticada por milhões de brasileiros que têm todo o direito de não concordar com a senhora, por muito prestígio que ela tenha e apesar de todo o respeito que ela inspira».

Para Maria Vieira, as críticas da atriz brasileira não fazem sentido e explica o porquê: «Se a Fernanda Montenegro vivesse numa ditadura, ela jamais diria o que disse e jamais veria publicada a foto que fez, pois dessa forma seria imediatamente presa, como de resto acontece actualmente em países como a Venezuela, ou como Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte ou China».

Maria conta que perdeu trabalhos por causa de redes sociais

No mesmo texto, Maria Vieira refere que vive num país «cujo regime socialista censura de forma cobarde e sub-reptícia todos aqueles que se lhe opõem» e conta que já perdeu trabalhos por causa dos textos que escreve nas redes sociais.

«Fui convidada recentemente para integrar um projeto televisivo que me vi obrigada a recusar, porque me foi sugerido que, depois de aceitar esse tal convite, deveria deixar de publicar as minhas opiniões políticas aqui na minha página de Facebook.»

E conclui: «Eu é que sou perseguida, ostracizada e atacada por gente que pertence à minha própria classe profissional, porque a dada altura da minha vida resolvi assumir publicamente que sou uma mulher e uma atriz conservadora e de Direita».

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: arquivo Impala e reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram