Maria Sampaio
A dura realidade dos tratamentos para engravidar: “Sempre que falha, há uma perda”

Nacional

Maria Sampaio fala das duras tentativas para tentar engravidar. Os “tratamentos são pesados” e até agora não resultaram: “Sempre que falha, há uma perda”

Qui, 07/04/2022 - 17:30

Maria Sampaio enfrenta uma dura batalha para engravidar. A atriz e comentadora do “Big Brother Famosos” já fez inúmeros tratamentos para tentar uma gestação, mas sem sucesso. Desde os 25 anos que Maria Sampaio não tem parte do aparelho reprodutor, dado que teve de tirar as trompas devido a uma peritonite aguda, que alastrou para infeção generalizada.

A luta para engravidar tem deixado marcas físicas e psicológicas em Maria Sampaio. “O tratamento é pesado. Sempre que os faço, engordo 10 quilos. Eu, que trabalho com a imagem, pareço um ioiô no ecrã. Neste momento, estou com mas 12. Engordo, depois emagreço…”, lamenta, citada pela TV Guia. “E há ainda a parte psicológica, porque, sempre que o tratamento falha, há uma perda. São feridas que se acumulam”, explica.

A atriz de “Festa é Festa”, da TVI, é casada com Gonçalo Cabral desde 2018. Desde 2019 que Maria Sampaio tenta aumentar a família.

Em conversa com Manuel Luís Goucha, Maria Sampaio mostrou-se otimista no sucesso dos tratamentos para engravidar. “Eu acredito que vai ser. (…) Eu, na minha vida, sou muito pragmática. A minha maior dificuldade foi encontrar um homem. O meu ginecologista dizia-me as 27 anos: ‘Maria, está na hora de seres mãe!’ E eu respondia: ‘Mas eu não ainda não tenho homem!’”.

“Eu fiz duas FIV, seis introduções embrionárias. Por cada FIV tive quatro embriões. Depois é pôr, perda, esperar. Introduzir, perda, esperar. E nas perdas a pessoa (…) Houve momentos difíceis, mas levo a vida com ligeireza. Tenho me aproximado da minha espiritualidade”, explica.

Gonçalo Cabral, o marido, é o seu maior apoio. “Com as hormonas ficamos muito emocionadas. Às vezes ficava com raiva. ‘Tu não estás a sofrer como eu estou a sofrer!'”.

Maria Sampaio já só tem um embrião e, se o próximo tratamento não resultar, terá de iniciar todo o processo mais uma vez. “Quero muito que resulte, só tenho um guardadinho”, conta, admitindo recorrer à adoção caso não consiga ter um filho biológico. “Estou numa pausa dos tratamentos. Não vou desistir, mas, se tiver de ser, adotarei. Embora saiba que é tão complicado adotar em Portugal como são os tratamentos.”

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram