Maria Leal acusada de ter desfeito herança de 1 milhão de euros
Apartamento em Campo de Ourique vendido por 60 mil euros

Nacional

A história de vida do homem que ainda é casado com Maria Leal e que acusa a cantora de ter desfeito herança. A artista defende-se e fala em difamação

Ter, 16/10/2018 - 21:47

O programa Vidas Suspensas regressou esta terça-feira, dia 16, à SIC com a história de vida de Francisco d´Eça Leal, o ainda marido da cantora Maria Leal, que acusa a artista de ter desfeito uma herança de 1 milhão de euros. 

Francisco d’Eça Leal tinha apenas 21 anos quando ficou detentor de uma pequena fortuna: mais de 500 mil euros em dinheiro, quatro apartamentos num dos bairros mais caros de Lisboa, Campo de Ourique, além do recheio das casas e do vasto espólio artístico do pai (trabalhos de pintura, escultura, gravuras, ilustrações). Mas em quatro anos de casamento terá desaparecido tudo. Francisco vive agora de ajudas.

Uma das casas, situada em Campo de Ourique, zona nobre da cidade de Lisboa, foi vendida por 60 mil euros. Poucas semanas depois foi revendida pelo dobro. «Vendemos por 60 mil porque queriamos vender à pressa», conta agora Francisco d’Eça Leal, garantindo ter sido ideia de Elisabete Rodrigues [o verdadeiro nome de Maria Leal].

 

Uma história de vida dramática

Francisco tinha 18 anos quando teve o primeiro surto de esquizofrenia. Foi internado. «Começou a ter tiques e conversas esquisitas que não eram do Francisco», conta a mãe, Júlia Correia, em declarações ao programa da SIC.

Foi para casa, mas aos 21 anos deixou de tomar a medicação e voltou a ser internado no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa. Foi nesta altura que sofreu um grave acidente: Atirou-se da janela. «A senhora do hospital fechou a porta do quarto [onde Francisco estava internado] e a janela abriu-se. Subi para o telhado e atirei-me lá de cima», relata. Caiu de uma altura de cerca de 12 metros e fraturou a coluna. Pensou-se que ia ficar paraplégico. Quinze dias depois o pai morreu, deixando uma herança milionária. Pouco tempo depois, Francisco e Maria Leal terão começado a viver juntos e os gastos terão começado a aparecer. 

Gastos em roupa de mil euros por semana

De acordo com  a reportagem da SIC, Maria Leal chegaria alegadamente a gastar «800/1000 euros» por semana só nas lojas de Campo de Ourique. 

Francisco diz ainda que não fazia ideia destes gastos. «Eu não sabia porque eu não ia verificar as minhas contas. Deixei tudo entregue a ela. Eu nunca comprei nada. Comprei a guitarra elétrica que custou 700 euros, nem sequer chegou a 1000 euros.» O jovem afirma que estava cego por amor. «Eu não queria acabar a nossa relação. Cortei relações com os meus amigos, com a minha mãe. Ela dizia que se não fizesse o que ela queria ia-se embora. Deixei de atender os telefones e de falar com ela [a mãe].»

Dois anos depois de receber a herança, a conta tinha menos 200 mil euros. Só numa boutique em Cascais, apareceu um pagamento de 8000 euros, numa loja de chinês, a fatura apontava os 1200 euros.

«Ela disse que era mais seguro para mim se casássemos»

E como chegam à decisão de casar? «Foi decidido casarmos porque ela disse que era mais seguro para mim se casássemos», afirma. Depois do casamento, Francisco relata ter colocado Maria Leal como titular das contas.  «Entrou como segunda titular [nas contas do herdeiro], caso houvesse alguma eventualidade», afirma Francisco.

Média de 2 mil euros por mês

Ao fim de quatro anos já nada restava. Ao todo foram gastos 100 mil euros em quatro anos, o que dá uma média de 2 mil euros por mês. Dos quatro apartamentos que o pai lhe deixou, só sobrou a casa onde Francisco mora atualmente, em Campo de Ourique. 

Em quatro anos, Francisco ficou arruinado. «Acordei quando fui pesquisar o nome da Maria Leal e descobri que ela andava com o Tiago Ginga da Casa dos Segredos. Depois de eu ter insistido muito ela confirmou. Depois ainda andámos mais uns tempos, mas acabou tudo». 

A reação de Maria Leal

Maria Leal já reagiu às acusações de Francisco d´Eça Leal, com quem a cantora ainda está casada. 

Num comunicado colocado no Facebook, Maria Leal diz que as declarações de Francisco d´Eça Leal são inverdades. 

«Na sequência das últimas notícias relacionadas com o meu ex-marido, apenas tenho a dizer que irei recorrer às instâncias competentes para ver reposto o meu bom nome, nomeadamente a nível criminal, uma vez que são tudo inverdades que nada mais são do que uma clara difamação, não irei prestar qualquer declaração sobre o assunto, a não ser no local próprio, até lá peço que contactem o meu advogado Dr José Pinho para qualquer esclarecimento, estou focada no meu trabalho e em ser feliz», escreveu a cantora.

 

LEIA AINDA: Francico vive com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia

Fotos: Reprodução Redes Sociais e SIC

Siga a Revista VIP no Instagram