Vip
MARIA CAROLINA e MARIA CHIARA são o centro das atenções

Famosos

O Natal dos duques de calábria
Tradição misturada com requinte e modernidade. Assim é o Natal de Carlos, de 47 anos, e Camilla de Bourbon Duas Sicílias, de 39, que este ano será passado na casa parisiense dos duques de Castro.

Qui, 23/12/2010 - 00:00

 Tradição misturada com requinte e modernidade. Assim é o Natal de Carlos, de 47 anos, e Camilla
de Bourbon Duas Sicílias, de 39, que este ano será passado na casa parisiense dos duques de Castro. Os príncipes italianos abriram as portas da sua mansão, situada na Cidade Luz, à VIP e deram a conhecer alguns dos pormenores que marcam a quadra natalícia da casal real italiana, "parente" dos duques de Bragança.

Maria Carolina, de sete anos, e Maria Chiara, de cinco, são o centro das atenções nesta época festiva. Tudo gira em torno das duas meninas, que são as principais responsáveis pela decoração natalícia da casa da família. Na sala, onde se destaca uma proeminente árvore moderna, dominada pelos tons vermelhos, não falta um escadote para que Carolina e Chiara possam decorar, a preceito, a árvore de Natal.

No topo da mesma, evidenciam-se três bolas especiais, onde constam os nomes das mulheres da casa: Camilla, a matriarca, no meio, ladeada pelos nomes das filhas, Carolina e Chiara. À modernidade da cor da árvore, juntam-se os tradicionais enfeites natalícios, onde se destacam as bolas e fitas típicas da época faltando apenas as luzes que iluminam a árvore e o presépio.
Ainda na sala, e ao contrário da árvore e dos embrulhos, é o tom azul que se evidencia na mesa de jantar dos duques de Calábria. Por sua vez, na sala de estar, o piano tem igualmente direito a uma decoração típica desta época, para que tudo seja perfeito.

No quarto de Carolina e Chiara, a tradição é rainha. Além da árvore de Natal principal, localizada na sala de estar da casa, as pequenas têm direito a um pequeno, mas vistoso, pinheiro natural, que dá um encanto especial ao espaço. Este é adornado por alguns enfeites característicos da quadra festiva. Entre estes, destacam-se dois enormes ursos polares brancos que fazem as delícias das irmãs e ainda dois gigantescos chupa-chupas. Como não podia deixar de ser, as guloseimas têm papel de destaque no Natal dos mais pequenos e esta família real não é excepção.

No que à indumentária diz respeito, a família real opta por roupas mais descontraídas em detrimento daquelas mais formais. O estilo da duquesa faz-nos recuar até à década de 70, expoente máximo do movimento hippie e da onda disco. É neste altura que se começam as usar as calças à boca-de-sino, iguais às usadas por Camilla.

Tal como acontece com a mãe, as roupas de Carolina e de Chiara são práticas e descontraídas. Os sapatos dão lugar aos ténis e os vestidos são substituídos por uns confortáveis jeans. Como não podia deixar de ser, Carlos optou por um conjunto confortável, e igualmente elegante, tal como as mulheres da casa.

O casal do jet set

Ao longo dos anos, Carlos e Camilla destacam-se dos demais membros das famílias reais europeias pelo estilo de vida que levam, espelhando o verdadeiro espírito e significado do jet set. Os príncipes italianos, com residência no Mónaco e em Paris, casaram no principado monegasco no ano de 1998. A cerimónia realizou-se na Catedral do Mónaco, a mesma onde se realizou o casamento do príncipe Rainier e da actriz Grace Kelly em 1956, sendo que o copo-d'água teve lugar na Empire Room, no hotel de Paris. As testemunhas do casamento foram Alberto do Mónaco, amigo íntimo do casal, e ainda o príncipe Laurent da Bélgica e Anne e Beatrice de Bourbon-Sicília.

Apesar do encanto que sentem pelo luxuoso principado, Carlos e Camilla fizeram questão de que as herdeiras da casa real de Bourbon e Duas Sicílias nascessem em solo italiano, mais concretamente em Roma. Até à data, os duques de Calábria ainda não realizaram o desejo de ter um filho varão. Resta saber se será a principal prenda pedida ao Pai Natal...

Relação especial com os duques de Bragança

Carlos e Camilla destacam-se igualmente pela ligação familiar a vários membros das famílias reais europeias. Entre estas, evidencia-se a especial relação que mantêm com Isabel e Duarte Pio, os duques de Bragança. Aliás, os representantes da casa real portuguesa marcaram presença no baptizado de Maria Carolina, que se realizou em Caserta, no Sul de Itália. Anos antes, Carlos e Camilla já tinham estado em Portugal para marcar presença no baptizado de Dinis, filho dos duques de Bragança.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Atlântico Press

Siga a Revista VIP no Instagram