Marco Costa
Revoltado com o tempo de espera em hospital

Nacional

Marco Costa esteve no hospital esta manhã e ficou indignado com o tempo de espera dos utentes

Qui, 21/11/2019 - 14:52

Marco Costa esteve esta quarta-feira, 20 de novembro, ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no serviço de urgência. O empresário ficou indignado com o tempo de espera nesta unidade hospitalar. 

Através das redes sociais, o marido de Vanessa Martins decidiu mostrar o seu descontentamento: «Há hospitais que mais vale pedir a senha verde. É mais rápido que a senha amarela que também é a mais urgente. Acho que esperar 4/5 horas para ser atendido também não custa nada. E é para isto que pagamos», escreveu num vídeo que partilhou com os seguidores.

Marco Costa não revelou o motivo que o levou até ao hospital. 

Como funciona a triagem de doentes?

Consultado o site do Hospital Beatriz Ângelo, é possível ver-se que a unidade hospitalar adotou o Sistema de Triagem de Manchester, que classifica por cores a gravidade dos doentes que recorrem a este serviço. Desta forma, é possível estabelecer, logo à entrada, as situações mais graves e dar-lhe prioridade no atendimento. A triagem é realizada por um enfermeiro, após a inscrição administrativa à chegada à Urgência. 

O significado das cores atribuídas na triagem é a seguinte:

- A cor vermelha é atribuída a quem tem prioridade máxima: é o doente emergente, que está em risco de vida e tem de ser atendido rapidamente.
- A cor laranja é dada ao doente urgente: aquele que, não estando em risco de vida, pode vir a estar.
- A cor amarela destina-se aos doente moderadamente urgentes: aqueles que, precisando ser atendidos rapidamente, podem aguardar algum tempo.
- A cor verde é atribuída aos doentes cuja situação clínica não é urgente.
- A cor azul é atribuída aos doentes que não apresentam qualquer situação que justifique o recurso à urgência.

 

Leia também: Marco Costa presta homenagem ao pai com mensagem emotiva 

Texto: André da Silva Carvalho; Fotos: Reprodução Instagram e Impala 

 

Siga a Revista VIP no Instagram