Manuel Luís Goucha
Recorda mulher ucraniana que trabalhou em sua casa: “Que será feito da Myra?”

Nacional

Manuel Luís Goucha recordou a sua antiga empregada ucraniana. O apresentador da TVI revela que está “com um aperto no coração” por não saber de Myra.

Sáb, 12/03/2022 - 15:00

Manuel Luís Goucha recordou uma mulher ucraniana que trabalhou em sua casa e sobre a qual nunca mais teve notícias.  O apresentador, que testou recentemente positivo à covid-19, está solidário com o povo ucraniano e mostra-se preocupado.

“Nos últimos dias temos falado muito da Myra, uma ucraniana que há 20 anos trabalhou na nossa casa. E fazêmo-lo com um aperto no coração. Que será feito da Myra e dos dela?”, começou por escrever na sua página pessoal do Instagram. “Era uma força da natureza, esfuziante, trabalhadora e apesar de, inicialmente, não saber falar inglês, menos ainda português, entendiamo-nos sobretudo através das gargalhadas, e do carinho e da confiança que foi crescendo entre nós”, acrescentou.

Manuel Luís Goucha contou um episódio que espelha bem a relação próxima que construiu com esta mulher: “Um dia confiou-nos à guarda uns bons milhares de euros que havia amealhado ao longo de muitos meses de trabalho e à custa certamente de muitos sacrifícios. Dinheiro suficiente para regressar à sua Ucrânia amada. Esse era o objectivo da Myra e do seu marido, regressar à terra que os viu nascer, onde haviam ficado os filhos, tal qual os portugueses que um dia também tiveram de sair do seu país à procura de uma vida melhor sempre com vista ao regresso”.

“Despediu-se em lágrimas e não mais soubemos dela. Hoje são nossas as lágrimas pela Myra e por todas as mulheres da Ucrânia, as que defendem nas ruas a sua pátria, as que atravessam as fronteiras com os seus filhos, garantindo assim o futuro da Ucrânia”, concluiu Manuel Luís Goucha.

Esta publicação do apresentador, que esta semana foi substituído por Cristina Ferreira no programa da tarde da TVI, mereceu comentários de vários seguidores. “Manel, se poder e tiver como, mande vir essa empregada e a família para Portugal, para o seu Alentejo. As gargalhadas dela já não serão as mesmas, pois o seu coração, se ainda bater, deve estar a sofrer muito. Força ao povo ucraniano, que Deus esteja com eles neste sofrimento”, escreveu uma internauta.

“É doloroso ver as notícias e assistir a tanta desgraça. Oxalá a vossa Myra e família estejam a salvo. E quem sabe se não vos vai bater à porta novamente” e “Mulheres sofridas, mulheres guerreiras, mulheres que lutam para que seu país seja o futuro dos filhos” foram ainda outros comentários deixados por internautas e fãs de Manuel Luís Goucha.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram