Manuel Luís Goucha
Faz homenagem a Maria de Lourdes Modesto: “Obrigado por me inspirar”

Nacional

Manuel Luís Goucha lamenta a morte de Maria de Lourdes Modesto, aos 92 anos: “pertence ao panteão dos grandes da comunicação”

Qua, 20/07/2022 - 16:30

Manuel Luís Goucha prestou homenagem a Maria de Lourdes Modesto. O apresentador garantiu que a autora do conhecido “Cozinha Tradicional Portuguesa” foi para si uma inspiração.

“Aceitou prefaciar o meu primeiro livro de receitas não me conhecendo de lado algum. Isso já diz da sua disponibilidade em apoiar. Já era grande a minha admiração pelo seu pioneiro trabalho em televisão e por quanto havia feito em prol da preservação e celebração do nosso rico e diverso património gastronómico. Passei a admirar a mulher, confirmando em várias conversas a impressão que me havia deixado no nosso primeiro encontro, petiscando um ovo estrelado na perfeição, que de banal nada tem em se querendo a clara cozinhada e o amarelo da gema a escorrer. Assertiva, firme, coquette, moderna…
Maria de Lourdes Modesto pertence ao panteão dos grandes da comunicação. Sem artifícios, telepontos, auriculares sussurrantes… Obrigado por me inspirar”, agradeceu.

Maria de Lourdes Modesto morreu esta terça-feira, aos 92 anos. Estava hospitalizada há dias, avança o jornal Público.

“Perdemos uma pessoa muito importante para a cozinha portuguesa e para a nossa cultura: faleceu Maria de Lourdes Modesto. Eu perdi uma grande amiga. Não tenho mais palavras do que estas”, escreveu Fátima Moura, escritora e autora do blogue Conversas à Mesa.

Apresentadora de um dos mais populares programas televisivos culinários, que esteve 12 anos na antena da RTP, Maria de Lourdes chegou a ser considerada a terceira melhor gastrónoma a nível mundial, com honras de destaque no “New York Times”.

Texto: Ricardina Batista e Ana Filipe Silveira; Foto: Impala e reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram