Luís Aleluia
Ator que já fez rir Portugal, revela período negro da sua vida

Nacional

Ainda se lembra do menino Tonecas? Luís Aleluia viveu um período negro na sua vida que o vai marcar «para sempre»!

Qui, 01/02/2018 - 12:29

Luís Aleluia, o eterno menino Tonecas, revelou agora um dos piores períodos da sua vida. O ator confessou em televisão que foi vítima de violência doméstica. Uma situação que o vai marcar «para toda a vida».

No dia 23 de fevereiro, Luís completa 58 anos de vida e é já no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, que a conversa com Daniel Oliveira no programa Alta Definição, da SIC, vai para o ar.  O ator, que há uns anos teve um grande sucesso na televisão com a série: As Lições do Tonecas, veio agora falarsobre a infância difícil que viveu e dos abusos físicos e psicológico que sofreu por parte do padastro.

«Fui vítima de violência doméstica até aos nove anos de idade por parte do meu padastro. O meu pai nunca soube porque era uma pessoa doente e eu era quase proibido de lhe contar para o defender. Eu e a minha mãe fomos vítimas dessa violência por causa do vinho, do futebol, éramos postos na rua, sei lá tanta coisa», começou por contar. 

O padrasto de Luís Aleluia «trancava» a porta de casa deles por dentro, com a chave metida na fechadura, para depois nenhum dos dois conseguir tirar. «Lembro-me com sete ou oito anos ter de subir pelo telhado e depois ter de tirar a chave por dentro. Enfim, coisas que uma criança nem deve ter de passar, nem deve ter de viver porque isso vai marcar-lhe a vida toda», desabafou.

Aquele que fazia todos rir na série da RTP: As Licões do Tonecas, onde desempenhava o papel de um aluno reguila que estava sempre pronto para pregar partidas, «carrega às costas» uma fase negra que os portugueses desconheciam até agora. A série passava-se numa sala de aula em que os outros alunos eram apenas figurantes e as conversas eram focadas entre duas personagens principais: Tonecas e o professor, papel interpretado por Morais e Castro. O ator morreu há quase nove anos, no dia 23 de Agosto de 2009, vítima de cancro.

LER MAIS: Menino Tonecas ajuda os sem-abrigo de Setúbal

A série acabou há dezanove anos, em 1999, havendo dois especiais televisivos em 2003. A personagem ficou tão associada a Luís Aleluia que este continuou a desempenhá-la para comédia noutros programas da RTP até ao ano 2005, quando «acaba» com a personagem por considerar estar «demasiado velho para desempenhar uma personagem infantil».

Recorde um excerto da série:

Fotos: Impala e DR

Siga a Revista VIP no Instagram