Ljubomir Stanisic
Volta a Sarajevo para projeto único (e especial) na SIC

Nacional

Revelado projeto único de Ljubomir Stanisic na SIC. "Coração na boca", um documentário sobre a vida do chef e que é da autoria da mulher deste, Mónica Franco. Veja as lágrimas de Ljubo no regresso ao passado (vídeo).

Ter, 24/11/2020 - 11:35

Ljubomir Stanisic regressa ao passado para um projeto único na SIC. O conhecido chef de cozinha é o protagonista do documentário "Coração na Boca", que retrata a sua vida e é da autoria da mulher deste, Mónica Franco.

No documentário - na OPTO, a plataforma de streaming da SIC -, Ljubomir regressa a Sarajevo, capital da Bósnia, antiga Jugoslávia,onde nasceu e de onde teve de fugir ainda muito novo, devido à guerra que eclodiu em 1992 e que opôs sérvios e bósnios. Aos14 anos, viu-se forçado a pegar em armas e participar no conflito. A 31 de agosto de 1997 chegou a Lisboa.

Nas imagens - partilhadas por Daniel Oliveira - , começamos por ouvir o chef dizer: "O avião foi apanhado na Croácia, com tráfico de armas. E eu fui uma das crianças que conseguiu dar entrada desse avião."

De seguida, podemos vê-lo a visitar um mercado, a falar sobre as tradições gastronómicas do país. Ljubomir mostra-nos depois o local onde fez "o último jogo antes da guerra". Encosta-se a uma parede, onde é possível ver os vestígios daquilo que parecem ser buracos provocados por armas de fogo, e começa a contar.

Enquanto limpa as lágrimas diz: " O começo de vida e uma morte para o resto da geração que ficou cá."

VEJA AQUI: Ljubomir vira ator em série da SIC repleta de polémicas

Veja as primeiras imagens do documentário de Ljubomir

A mulher que conquistou Ljubomir

Ljubomir contou, durante uma emissão especial de Natal do programa Pesadelo na Cozinha (TVI), como conseguiu conquistar a sua mulher, Mónica Franco. O chef e a jornbalista estão juntos há cerca de 11 anos, mas o caminho até à conquista foi duro. «Eu conquistei pelo estômago. O principal para conquistar a minha mulher foi mesmo a cozinha. Andei quatro anos atrás dela, não consegui nada, nem um 'ai' nem um 'ui'», começou por contar.

Durante quatro anos, Ljubomir nunca conseguiu chamar a atenção da mulher que, na altura, estava numa longa relação. «Consegui conquistar num jantar. Fiquei doido pela miúda num jantar, mas ela não me ligava nenhum. Tinha uma relação na altura de 14 ou 15 anos. Depois encontrei-a novamente em San Sebastian, num congresso de cozinheiros. Os cozinheiros pareciam 'sete cães a um osso'», continuou. 

«Dei-lhe um beijo na boca e aquilo resultou»

A hipótese acabou por surgir. Ao abrir um restaurante no Bairro Alto, Ljubomir Stanisic fez um jantar para a Imprensa. E claro que Mónica Franco estava entre os convidados. «Passado um ano, abri um restaurante no Bairro Alto. Convidei-a a ela e a todos os jornalistas, já com intenção de fazer qualquer coisa. Então servi a todos os jornalistas a comida igual e a ela todos os pratos diferentes», disse, entre gargalhadas. 

Mas não ficou por aqui. Persistente, o chef ainda lhe deu um beijo na boca. «Quando se levantou da mesa… Já a envergonhei o suficiente naquela mesa de jornalistas… Dei-lhe um beijo na boca e aquilo resultou. Achas que sou um gajo de tangas?», perguntou aos «colegas cozinheiros». 

Mónica Franco e Ljubomir Stanisic estão juntos há 11 anos e têm um filho em comum, Luca, de sete anos. Com o casal vive ainda com o filho mais velho do chef, Mateus, de 14 anos.

Texto: Inês Neves e Mariana de Almeida; Fotos: reprodução Instragram

 

Siga a Revista VIP no Instagram