Letizia
Terá plano secreto para afastar a sogra e causa polémica no crisma da filha

Realeza

Rainha Letizia quer afastar a sogra, segundo o escritor Jaime Peñafiel. A monarca terá forçado o colégio a mudar as regras para Dona Sofía não estar presente no crisma da neta, a princesa Leonor.

Qua, 26/05/2021 - 17:53

Letizia terá um plano para afastar a sogra do palácio e das suas vidas. Quem o diz é o jornalista e escritor Jaime Peñafiel. A rainha terá ainda forçado o colégio a mudar as regras para Dona Sofía não poder estar presente no crisma da neta, a princesa Leonor. Os pais dos restantes alunos estão revoltados.

Na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, a princesa Leonor de Espanha irá receber o Crisma na paróquia de Nossa Senhora da Aravaca. A filha dos reis Felipe VI e Letizia irá receber este sacramento juntamente com outros jovens do colégio que frequenta, o Santa María de los Rosales. Mas a instituição alterou as regras e Leonor não terá a avó a assistir à sua confirmação de fé, o Crisma. Uma ausência que está a dar muito que falar e a indignação aumenta com as acusacões do jornalista, que habitualmente escreve sobre a família real.

Um comunicado do colégio Santa María de los Rosales afirma que apenas pais e irmãos podem assistir à cerimónia e exclui avós. O jornalista Peñafiel, amigos do rei emérito Juan Carlos, diz que a rainha Sofia não assistirá ao Crisma da princesa por imposição da mulher de Felipe VI.

“Leonor não contará com a presença da avó paterna, a rainha Sofia. A diretora do colégio, possivelmente por ordem de Letizia, organizou a cerimónia de tal forma que só os pais e a irmã da princesa possam acompanhá-la. Pergunto o que se passa com a rainha mãe, não é para Espanha nem sequer para a família. Nem a nora, a inefável Letizia, a respeita”, opinou Jaime Peñafiel.

Em a “República.com”, o escritor afiança ainda que a rainha emérita está a decidida de abandonar a Zarzuela, já que sabe que a nora não a quer por perto. Grega de nascença, Sofia estará a ponderar rumar aos seu país. “O círculo duro da família real, responsável por Juan Carlos se manter tão longe de casa e do país, também deseja que a rainha Sofia vá para a Grécia e leve consigo os seus familiares gregos. É preciso dar tempo ao tempo”, avança o cronista que é da opinião de Felipe VI e Letizia estão a “empurrar” Doña Sofia para um exílio na Grécia.

Pais revoltados. Crisma da princesa Leonor está a causar controvérsia

Em declarações à “Vanitatis”, alguns pais dos colegas de Leonor mostraram-se revoltados com decisão do colégio e acusam a rainha Letizia. Muitos dizem acreditar que estas limitações surgiram também devido a imposições da família da princesa. “É dificil de entender, a não ser que a Casa Real queira evitar a presença dos avós da Leonor. É uma das possibilidades mais fortes, pois não há forma de explicar o porquê de os netos não poderem contar com a presença dos avós neste dia”, diz um pai, acreditado que isto poderá ser uma forma de afastar a rainha emérita Sofia da cerimónia. 

A mesma revista contactou a Casa Real para ter uma reação a este assunto, mas apenas teve como resposta que “todas as decisões foram tomadas pelo colégio”, não havendo mais comentários sobre o assunto. 

O colégio católico mudou ainda outra regra. Habitualmente, apenas os jovens que se estão a preparar para entrar na faculdade podem fazer o Crisma. Mas este não é caso de Leonor, que no próximo ano irá frequentar um colégio no Reino Unido, o Atlantic World College, sendo ainda nova para seguir para a educação superior.

Foram vários os encarregados de educação que já questionaram a diretora do Santa Maríua de los Rosales sobre esta alteração nas regras em prol da herdeira do trono espanhol. Contudo, sabe-se que, até ao momento, ainda não lhes foi dada qualquer resposta. 

“Só estão a abrir exceção à turma da Leonor porque, para o ano, ela não vai estar cá. Neste colégio, recebe-se o sacramento no último ano antes de se entrar na faculdade, mas desta vez também a princesa e os seus colegas de turma o vão receber, e nunca e viu nada assim“, diz um dos pais de um aluno desse colégio à revista “Vanitatis” concluindo: “Sabemos que esta é uma forma de beneficiar a princesa, mas não perceemos muito bem o motivo.”

Texto: Inês Neves; Fotos: Reuters, casa real espanhola e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram