Lampreia de ovos
O melhor da cozinha portuguesa para este Natal

Culinária

Uma sobremesa muito apreciada nesta época do ano

Seg, 21/12/2015 - 16:20

Ingredientes:  
Calda fria  - 500 g de açúcar, 5 dl de água,
Fios de ovos  - 24 gemas, 4 dl de água, 1 kg de açúcar, 1 colher (de sobremesa) de farinha, 1 ovo 
Capas de ovos  - 15 gemas 
Decoração  - 1 chávena de doce de ovos de compra, 2 cerejas cristalizadas, 1 figo cristalizado, Cerejas, glacé, bolinhas prateadas e amêndoa torrada laminada q.b. 

Preparação: 
Prepare a calda fria: Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver, durante dois minutos. Retire e deixe arrefecer completamente. 

Entretanto, prepare os fios de ovos: Com o auxilio de um passador de rede fina, passe duas vezes, as gemas e reserve. Coloque num tacho largo, a água com o açúcar e leve ao lume. Mexa e deixe ferver até obter ponto assoprado. Adicione a farinha e o ovo misturados, para provocar o aparecimento de espuma e deixe ferver durante um minuto. Retire-os com a escumadeira e deite fora. Com um funil apropriado, verta as gemas coadas e deixe-as escorre em fio, em movimentos circulares. Baixe o calor e deixe-as cozer durante um minuto. Com o auxilio de uma escumadeira, retire pequenas porções de fios de ovos, mergulhe-os na calda fria que preparou de inicio e escorra-os bem. 
Prepare as capas de ovos: Passe as gemas, por um passador. Numa frigideira, coloque um pouco de calda onde cozeu os fios de ovos e leve ao lume. No centro, coloque três a quatro colheres de gemas e deixe cozer. Vire e deixe cozer mais um pouco. Repita a operação até esgotar as gemas. Adicione a calda sempre que necessário. Sobre um prato, coloque os fios de ovos, reservando alguns para a decoração. Amontoe-os e molde a lampreia. Barre as capas com doce de ovos e cole-as à lampreia. Barre-a, também, com o restante doce de ovos. 

Decore o prato com os fios de ovos que reservou e com cerejas enfeitadas com glacé. Decore a lampreia com este e bolinhas prateadas. Disponha as duas cerejas na capa da lampreia para formar os olhos, com o glacé desenhe as pestanas e com o figo e meia cereja forme a boca. Com as amêndoas, dê um toque final, formando uma coroa à volta da cabeça da lampreia. 

 

Siga a Revista VIP no Instagram