Júlia Pinheiro
Declara guerra ao consumismo e quebra o ritual: «Vale tudo. De uma chave de fendas a uma esfregona»

Nacional

Júlia Pinheiro apela à mudança de comportamentos face ao «consumo desenfreado», mencionado o nome de Greta Thunberg.

Sex, 20/12/2019 - 16:06

Júlia Pinheiro recorreu ao seu blogue, Júlia, para falar sobre o consumo excessivo que se observa nesta altura do ano, ou seja, na época natalícia, mencionando, no texto, o nome de Greta Thunberg, a jovem ativista ambiental sueca, de 16 anos.

A apresentadora revela que este ano a sua família decidiu quebrar o ritual da troca de presentes entre adultos, substituíndo os conteúdos dos embrulhos por brincadeiras e ideias lúdicas. 

«Quando insistimos muito nos mesmos assuntos, parece que se tornam banais. O consumo excessivo sofre deste síndrome: o cliché. Estamos conscientes de que encher a casa de supérfluos é frívolo», começa por escrever.

Júlia Pinheiro revela que «estamos conscientes dos sinais de crise económica que nos chegam» e «que o desperdício é dissonante num planeta, ainda longe de erradicar a pobreza». A estrela da SIC considera que «todos temos que começar por algum lado». «É o que a sempre zangada Greta nos inspira. (E tanto que temos a aprender com as gerações mais jovens!)», atira. 

«Este ano, decidimos quebrar o ritual»

«Este ano, decidimos então quebrar o ritual da troca de presentes entre adultos e substituir os conteúdos dos embrulhos por brincadeiras e ideias lúdicas, divertidas. Vale tudo. De uma chave de fendas a uma esfregona. E, digo-vos, esta ideia não combate apenas o consumo desenfreado. Também nos tira um ‘peso’ de cima que em nada é sinónimo de Natal. Filas, trânsito, faturas, papel de embrulho, pegada de carbono… e tempo. Poupamos em tudo. Sobretudo em tempo, que é tão escasso para estarmos juntos», remata.

Júlia Pinheiro: «Este ano não foi um ano para mim. Não conta»

Texto: Júlia Pinheiro; Fotos. reprodução Instagram 

Siga a Revista VIP no Instagram