Júlia Palha
Volta a ser protagonista na SIC e reencontra Cláudia Vieira: "Ela traz uma luz"

Nacional

Júlia Palha estreou-se como protagonista na novela "A Serra" e Daniel Oliveira volta a apostar na atriz para assumir um dos papéis principais da nova série da OPTO, "A Lista".

Sex, 17/09/2021 - 17:10

Júlia Palha estreou-se como protagonista na novela "A Serra" e o sucesso foi tão grande que Daniel Oliveira voltou a apostar todas as fichas no rosto da SIC. A jovem atriz assume um dos papéis principais da nova série da OPTO, "A Lista", e em conversa com a imprensa não esconde o entusiasmo em integrar este novo projeto, onde reencontra Cláudia Vieira, a sua primeira mãe da ficção.

"Não estava à espera deste convite para esta série tão em cima (do final das gravações d'A Serra). O Daniel Oliveira falou comigo, apresentou-me o projeto, disse-me: ‘Tenho plena consciência de que deves estar cansada, é normal, acabaste de fazer uma protagonista. Estou apenas a apresentar-te o projeto.’ Combinei com o Daniel, e acho que isso é muito importante nesta minha relação com o canal, tentar fazer ao máximo os projetos com os quais me identifico, e portanto ele apresentou-mo, dizendo que se quisesse dizia que não, mas que achava que é um projeto que eu ia gostar muito. E a verdade é que eu quis", começou por revelar ao nosso site, garantindo que, quando decidiu trocar a TVI pela SIC, em outubro do ano passado, já imaginava que lhe seriam dadas estas oportunidades por ser "profissional" e dar sempre "o seu melhor" em todos os projetos.

A principal razão que levou Júlia Palha a aceitar o convite do Diretor de Programas do Grupo Impresa para integrar o elenco da nova aposta da plataforma de streaming da SIC foi a história. "É algo que não se fez cá, é completamente diferente. Vai agarrar muito aquilo que se vê lá fora como "13 Reasons Why", o conceito de ser jovem agarra um bocadinho "Elite". É interessante ver Portugal a puxar esse tipo de coisas (...). As personagens são muito reais, muito cruas. Acontecem coisas fortes, as pessoas mudam, debatemos temas atuais. Festas, álcool, drogas, sexo...", afirmou.

Percorra a nossa galeria e veja algumas imagens do novo projeto da OPTO

Júlia reencontra Cláudia Vieira: "Traz uma luz aos sítios onde entra"

O elenco de "A Lista" é bastante jovem. Luís Ganito, Bruna Quintas, Carolina Loureiro, Laura Dutra, Luís Garcia, Soraia Tavares e Filipe Matos são alguns dos nomes que vão contracenar com Júlia Palha, que vai também reencontrar Cláudia Vieira. As atrizes trabalhar juntas pela primeira vez em 2016, na novela "Coração d'Ouro", onde a personagem de Cláudia era mãe da personagem de Júlia. Para a jovem, trabalhar novamente com a também apresentadora está a ser "ótimo". "Nós vamo-nos vendo, vamos falando, mas foi muito bom sabermos que íamos trabalhar juntas. A Cláudia é, de facto, uma presença… Toda a gente que a conhece sabe. Ela traz uma luz aos sítios onde entra. Às vezes estou de mau humor, ela chega e passa-me logo", revelou.

Durante a conversa, Júlia Palha admitiu que "A Serra foi o melhor projeto" que já fez até hoje, principalmente devido ao ambiente "leve" que se vivia em gravações, mesmo após a morte inesperada de Maria João Abreu que, segundo a jovem atriz, ainda uniu mais o elenco. Por ter sido um projeto tão marcante, um dos maiores desafios que Júlia Palha enfrenta neste projeto é "descolar-se" de Fátima, a sua personagem.

"Tenho de sair da Fátima, mas é difícil (...). Foi a minha primeira protagonista, isso dá logo outro destaque. De repente, várias pessoas a reconhecerem-me na rua, de máscara, achei que isso seria impensável (...). De facto, estares na casa das pessoas todos os dias, faz com que queiram ter essa abordagem. É ótimo. As pessoas adoraram a minha Fátima. Sempre que meto alguma coisa nas redes sociais a perguntar o feedback é muito maior do que estava à espera. As pessoas adoram. A Fátima é muito boazinha e acho que isso cria alguma empatia", disse.

Regressar à apresentação? Júlia Palha esclarece tudo

Aos 22 anos, Júlia Palha vive sozinha e assume-se orgulhosa de tudo aquilo que conseguiu conquistar até hoje. No entanto, não esconde que o apoio do namorado, dos amigos e da família tem sido fundamental para atingir os seus objetivos.

"(Estar apaixonada) ajuda. Tenho muitos e bons amigos, tenho a minha família que sempre foi presente e que sempre me apoiou. Tenho a minha própria casa, adoro ter a minha independência Trabalho desde os meus 14 anos. Sempre tive o meu dinheiro e sempre gostei da sensação de não ter de pedir dinheiro à minha mãe, nem para ir ao médico. Os meus pais sempre foram muito permissivos. Sempre me deram a oportunidade de decidir aquilo que eu quisesse, mas claro que agora é toda uma aventura. No outro dia, houve trovoada e dou por mim às três da manhã a gritar: ‘A roupa!’. Cresci! Acordei às três da manhã e o meu primeiro pensamento é a roupa estar no estendal e estar a chover. Sou adulta oficial! Mas está a ser fácil. Adoro a minha casa. Ainda está em processo, mas tenho tudo o que é essencial. Estou lá há seis ou sete meses. Sinto que é meu", confidenciou-nos.

Júlia Palha já teve a oportunidade de apresentar um programa de televisão na TVI ("Selfie") e na SIC também se estreou condução do programa das manhãs de sábado, "Estamos em Casa", que tem um apresentador diferente todas as semanas. Apesar de ter adorado a experiência, a atriz garantiu-nos que não pretende fazer carreira na apresentação.

"Foi uma aventura. Estava nervosíssima. O programa divide-se em três partes. Na primeira parte, era os nervos e eu a tentar perceber como é que aquilo funciona. Temos um auricular o tempo todo. Na segunda parte, não desligaram o auricular. Estava a entrevistar as pessoas e a ouvir tudo. Estava em pânico. Saí de lá com a sensação de ‘isto não correu nada bem’, mas acho que é normal. O feedback foi tão bom, recebi tantas mensagens, as audiências foram boas… é tudo! Não acho que seja uma coisa que eu quero fazer. A experiência que tive antes (Selfie – TVI), não era com pessoas. Ali (no ‘Estamos em Casa’), interajo com pessoas e dessa parte gosto mais. Já percebi, das poucas experiências que tive, que não é o que quero fazer de carreira, mas é uma coisas que não me importo de ir fazendo de vez em quanto", explicou.

No final da conversa Júlia Palha revelou que já começou a fazer as provas para o vestido que vai levar à 25ª Gala dos Globos de Ouro, no dia 3 de outubro, mas "ainda não está decidido."

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reprodução SIC

 

Siga a Revista VIP no Instagram