Fotos
Jogar Xadrez em família

Multimédia

Campeonato Internacional em Lisboa proporciona dia lúdico a pais e filhos

Sex, 09/01/2015 - 00:00

No passado mês de dezembro, Lisboa foi palco do torneio de xadrez Christmas International Chess Open. Durante cinco dias, decorreu no Hotel Real Palácio um campeonato que reuniu na capital portuguesa jogadores de todo o Mundo.

 

Mas como a época era de festa, e para descontrair, a Academia de Xadrez de Portugal, a Federação Portuguesa de Xadrez e a empresa Daud Consors, que organizaram o torneio, pensaram num momento mais lúdico, que reuniu miúdos e graúdos à volta do famoso tabuleiro de quadrados pretos e brancos.

 

Num cenário fantástico, em que as peças de xadrez ganharam vidam, a animação esteve na ordem do dia. “Correu muito bem e foi muito divertido”, revelou Mónica Sofia, que juntamente com o marido, Rubim, levou os filhos, Mia e Kenzo, a este evento, que consistiu numa aula, lecionada por Álvaro Faria, ator e grande-mestre de xadrez. “Curiosamente, pouco tempo antes do convite ensinámos a Mia a jogar xadrez e ela gostou muito, por isso achámos que era bom aproveitar a ocasião e continuar a fomentar esse gosto”, disse Mónica, defendendo ainda que este jogo é muito bom para as crianças, pois desenvolve o raciocínio e aumenta a concentração. E se o dia foi bem passado, este jogo não é, no entanto, uma novidade para esta família. “Nós gostamos muito de fazer jogos de tabuleiro e passar tempo juntos dessa forma divertida”, disse a modelo e empresária.

Adelaide de Sousa, Márcia Leal, Joana Câncio e Salvador Sottomayor também consideram o xadrez um jogo benéfico para o crescimento e, por isso mesmo, tal como Mónica e Rubim, não hesitaram em aceitar o convite e juntar-se aos respetivos filhos para participarem na pequena formação, onde foi possível aprender, aperfeiçoar técnicas e táticas e sorrir muito.

 

No final, tanto as crianças como os mais adultos viram-se imbuídos pelo espírito da competição e todos tiveram oportunidade de assistir ao campeonato “a sério” que decorria na sala ao lado e que foi vencido pelo polaco Bartosz Socko, o cabeça-de-cartaz deste torneio internacional de xadrez.  

 

Texto: LRS; Fotos: DR 

Siga a Revista VIP no Instagram