Joaquim Monchique
A razão por que desistiu de trabalhar no Brasil: «Na rua, somos praticamente violados»

Nacional

Joaquim Monchique revela porque não apostou no mercado das novelas brasileiras e porque é que nunca foi pai

Dom, 29/12/2019 - 14:32

Aos 51 anos, Joaquim Monchique é um dos mais prestigiados atores portugueses. À semelhança de muitos colegas, tentou a sua sorte nas novelas da Globo. Há 11 anos, Monchique mudou-se para o outro lado do Atlântico para integrar o elenco da novela Negócio da China, na qual também entraram Ricardo Pereira, Carla Andrino e Maria Vieira.

Uma experiência positiva mas que, como confidenciou a Fátima Lopes no programa da TVI Conta-me como És, não pensa repetir. «Eu não quis nunca ser uma estrela no Brasil. Eu não conseguia viver com o star system daquele país. Na rua, somos praticamente violados», admite.

«Eles têm uma coisa com os artistas, de muito toque, de muito agarrar… Eu fui uns tempos antes, para me adaptar, para ver os estúdios. Eu ia à praia e estava descansado. No dia a seguir a estrear a novela eu já não conseguia estar na praia», relembra.

 

«Ser pai fazia sentido se o meu filho tivesse a infância que eu tive»

A infância com as avós, uma brasileira e outra espanhola, a morte do pai, quando tinha 14 anos e a primeira grande oportunidade nos palcos, pela mão de Filipe La Féria, foram alguns dos temas abordados ao longo da entrevista. Questionado por Fátima Lopes sobre nunca ter constituído família, Joaquim Monchique aponta as suas razões. «Ser pai fazia sentido se o meu filho tivesse a infância que eu tive. Eu não teria a carreira que tenho hoje e a capacidade de trabalho se tivesse um filho», explica, acrescentando: «[o meu filho] teria que ter a infância e o que a minha família me deu. E eu não teria essa possibilidade. Eu acho que tenho esta alegria porque fui uma criança muito feliz», conta.

Joaquim Monchique revelou ainda que vai trazer de novo aos palcos a peça Paranormal. Verdadeiro fenómeno do teatro em Portugal, em 10 anos, Monchique teve 2 milhões de telespectadores a vê-lo, em peças como God, Paranormal, Mais Respeito que Sou Tua Mãe e Júlio de Matos.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala
 

 

Siga a Revista VIP no Instagram