João Ricardo
SIC emite novela com ator. Para a família é «bastante duro», explica psicóloga

Nacional

João Ricardo morreu há três anos, mas continua nos ecrãs da SIC na novela Rainha das Flores. A VIP falou com uma psicóloga que alerta para a dificuldade da família encarar constantemente a imagem do ator.

Dom, 20/09/2020 - 06:47

João Ricardo perdeu a vida a 27 de setembro de 2017, deixando o País em profunda tristeza. Tinha 58 anos e lutava contra um cancro na cabeça, deixando o filho Rodrigo, na altura com 12 anos, desolado.

O ator e encenador português era um dos mais carismáticos artistas da ficção nacional e foram muitas as novelas que contaram com a sua participação. Atualmente, a SIC está a emitir novamente Rainha das Flores, onde vestiu a pele do malvado Moisés, que batia na mulher e no filho. Um papel forte que ficou na memória dos portugueses.

«Irá trazer a nível psicológico um maior sofrimento»

Em declarações à VIP, a psicóloga Marta Dias refere que não é fácil para a família e amigos de João Ricardo ultrapassar um processo de luto, estando constantemente a confrontarem-se com a imagem do ator.

«O processo de luto envolve um conjunto de adaptações, entre elas aprender a lidar com a ausência física do ente querido. Porém, este processo torna-se bastante duro quando são reativadas constantes memórias acerca do mesmo através da televisão», começa por dizer-nos.

«Este torna-se um aspeto que para a família e amigos irá trazer a nível psicológico um maior sofrimento, na medida em que, confrontarem-se diariamente com a imagem do ator, envolve uma constante confrontação com a dura realidade que é, o ator já não estar mais entre nós», acrescenta.

Para mais informações, consulte:

Marta Dias, psicóloga

https://www.psicologiaclinicanalinha.com

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram