João Carvalho
Jovem lutador planeava casamento

Nacional

Após o combate, ao saber do internamento de João Carvalho, a namorada voou para Dublin, onde esteve a seu lado até ao fim. Funeral decorreu ontem, no Feijó

Sáb, 23/04/2016 - 10:15

Portugal e o mundo do desporto estão em choque. Mais do que um exímio lutador, foi um pai de dois filhos, namorado e amigo que perdeu a vida após um combate.

 

João “Rafeiro” Carvalho disputava o seu primeiro combate internacional de MMA (Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas, em tradução livre) e ninguém esperava o sucedido.

 

Muito menos a namorada, Swelly, com quem o jovem português, de 28 anos, ia casar. Mal soube do sucedido, a jovem decidiu viajar até Dublin, onde João esteve internado 48 horas antes de falecer.

 

“Ela está muito mal, como é normal. Eles estavam a planear casar. Mal ela soube que ele estava em coma no hospital, foi logo para lá [Dublin]”, revelou-nos uma fonte próxima do lutador, que morreu de acordo com o seu lema: “Antes morrer a lutar do que fugir.”

 

Depois do combate contra o irlandês Charlie Ward, João sentiu-se mal e foi internado no Hospital Beaumont, em Dublin, onde faleceu depois de 48 horas em estado crítico.

 

Entre muitos posts de amigos a recordar os bons momentos vividos com “Rafeiro”, houve ainda quem criticasse o desporto e o árbitro, mas, como Vítor Nóbrega, treinador do lutador, afirmou, tratou-se de uma fatalidade. Já o pai do adversário do português defendeu o filho: “A mãe de Charlie está destroçada. Ele não quis matar ninguém. Foi um acontecimento infeliz. Ele foi para o ringue para lutar, mas acho que o árbitro poderia ter sido um pouco mais rápido a interromper o combate”, desabafou.

 

Já o atual campeão do Mundo na categoria Ultimate Fighting Championship, Conor McGregor, que assistiu ao combate por ser companheiro de equipa do outro irlandês, fez questão de deixar uma mensagem à familia de Rafeiro. “As minhas condolências à família do João. O homem deles era um grande lutador e vai deixar saudades a todos”, escreveu num post onde também disse que o combate foi tão renhido que nada fazia prever o desfecho trágico.

 

O funeral de João Carvalho decorreu ontem em Feijó, Almada, e participaram cerca de 300 pessoas, entre familiares e amigos, alguns envergando t-shirts brancas em homenagem ao jovem, que deixa dois filhos, de 7 e 12 anos.

 

Fotos: Karol Kuba e DR

Siga a Revista VIP no Instagram