Joana Amaral Dias e as críticas à exposição do corpo
«Marcelo Rebelo de Sousa anda a mergulhar no Rio Tejo há 77 anos e nunca ninguém o viu nu?»

Nacional

Joana Amaral Dias garante que nunca vai deixar de ser uma mulher livre

Qui, 20/09/2018 - 14:36

Joana Amaral Dias foi a última entrevistada de Rui Unas para o programa Maluco Beleza. A ex-deputada aborda vários assuntos, mas em particular as críticas que tem recebido nos últimos anos por expor o seu corpo em público. O caso mais mediático aconteceu quando ficou grávida, durante a campanha para as eleições Legislativas de 2015. Joana Amaral Dias protagonizou várias sessões fotográficas em que mostra a barriga e o corpo de grávida, usando a mínima roupa possível.

Em conversa com Rui Unas, Joana Amaral Dias afirma que assim que anunciou que estava grávida foi «acusada de instrumentalizar a gravidez» e que, por isso, decidiu dar uma resposta. «Achei que era bullying e merecia resposta». 

A resposta aconteceu dias depois com Joana Amaral Dias aparecer quase sem roupa na capa da revista de Cristina Ferreira. «Não estou nua. Não se vê as copas do sutiã e a cuequinha porque a fotografia foi estrategicamente tirada», revela agora. 

Mas esta sessão fotográfica gerou ainda mais polémica e Joana Amaral Dias sentiu necessidade de passar uma nova mensagem. «Usei o meu próprio corpo, para escrever diretamente, para passar uma mensagem: Foi então que fiz o ‘é menina, oxalá seja mulher com liberdade’». 

«Nunca abdicaria de viver a minha vida com todos os graus de liberdade» 

Joana Amaral Dias considera que é alvo de mais comentários negativos por ser mulher, e dá como exemplo o Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, filmado várias vezes em roupa de praia. «Então o Marcelo Rebelo Sousa anda a mergulhar no Rio Tejo há 77 anos e nunca ninguém o vê nu ? Em que é que ficamos? e é Presidente da República. Que representações são essas do corpo da mulher e do corpo do homem? Porque é que continuam a ser tão diferentes? (…) Se voltasse atrás, a 2015, fazia pior», admite.

A psicóloga e política termina o assunto dizendo que nunca vai deixar de ser uma mulher livre. «Nunca houve em momento algum de reservas e dúvidas em relação a essa exposição. Nunca abdicaria de viver a minha vida com todos os graus de liberdade por causa de qualquer restrição pessoal ou profissional», garante.

Fotos: Impala e Reprodução Redes Sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram