Joacine Katar Moreira
Assessor da deputada surpreende ao entrar de saia no Parlamento

Nacional

Rafael Esteves Martins, assessor da deputada Joacine Katar Moreira, do Livre, entra de saia no Parlamento

Sáb, 26/10/2019 - 10:46

O arranque oficial da XIV legislatura ficou marcado pela estreia de três novos partidos no Parlamento. Um deles é o Livre, cujo assessor da sua deputada surgiu na Assembleia da República de saia. 

A primeira sessão aconteceu, na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, e, além da estreia de Joacine Katar Moreira (Livre), João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) e André Ventura (Chega) nos seus mandatos, ficou marcada pela presença de Rafael Esteves Martins.

É ele o assessor da deputada do Livre, que chegou ao Parlamento vestido com uma saia, o que gerou diversas reações nas redes sociais. No Twitter, Rafael Esteves Martins escreveu uma mensagem que está a ser entendida como uma resposta às críticas que lhe são dirigidas. «Pessoal, ‘bora ser e deixar ser? De nada», pede.

Já antes, em resposta a outro membro do Livre, que defende que «a mensagem subliminar» do assessor de Joacine Katar Moreira em usar saia tem que ver com o facto de este querer manter «o Reino Unido e a sua cultura tão rica, interessante e exótica dentro da União Europeia», Rafael Esteves Martins escreveu: «Mas é que foi mesmo». A isto, juntou uma imagem do saco que levou e no qual se pode ler «Yes to Europe» («Sim para a Europa», em tradução literal).

Quem é o homem que foi de saia à reabertura do Parlamento?

Mas, afinal, quem é o homem que espoletou tanta controvérsia por usar saia no arranque oficial da nova legislatura, despertando as convenções do hemiciclo? Rafael Esteves Martins nasceu a 4 de fevereiro de 1988 – tem, por isso, 31 anos – e é natural de Lisboa.

No site do partido que ganha agora assento parlamentar, o assessor da nova deputada é descrito como «investigador bolseiro». «Foi militante da JCP [Juventude Comunista Portuguesa, a ala jovem do Partido Comunista Português]; foi dirigente associativo da Escola Secundária Padre Alberto Neto e presidente de três comissões eleitorais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; corredator pelo Manifesto por um Futuro Europeu; sócio fundador da Estufa – Plataforma Cultural (Torres Vedras); membro do Grupo de Contacto do LIVRE», acrescenta ainda a força partidária.

Já nas redes sociais, Rafael Esteves Martins retrata-se por outras palavras: «Quero livrar-me de quem me quer libertar». 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: reprodução redes sociais   

Siga a Revista VIP no Instagram