Jessica Athayde
Sobre o caso Archie: “Crianças com redes sociais continua a ser aceitável?”

Nacional

Jessica Athayde desabafou sobre o caso de Archie Battersbee, o menino de 12 anos que está em coma desde abril depois de um desafio do TikTok. A atriz garante: “Não é a primeira e, infelizmente, não será a última”.

Qui, 04/08/2022 - 17:30

Jessica Athayde também não deixou passar em branco a história de Archie Battersbee. O menino britânico, de 12 anos, encontra-se em morte cerebral desde 7 de abril, depois de ter participado num desafio do TikTok denominado de Blackout Challenge, que consiste em apertar o pescoço e suster a respiração até desmaiar por falta de oxigénio.

Os pais, Paul Battersbee e Hollie Dance, têm lutado na justiça para impedir o Royal London Hospital de desligar as máquinas de suporte de vida, tendo recorrido ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para adiar a decisão do Supremo Tribunal britânico de desligar o ventilador, algo que estava previsto para as 11h00 desta quarta-feira. Já hoje, 4 de agosto, segundo a Sky News, os progenitores terão pedido para o jovem ser transferido para uma unidade de cuidados paliativos.

Jessica Athayde destaca “notícia triste”

O Supremo Tribunal do Reino Unido disse, na terça-feira, que Archie “não tem perspetiva de recuperação significativa” e que, mesmo com tratamentos contínuos, irá morrer nas próximas semanas de insuficiência cardíaca e falência de outros órgãos.

Jessica Athayde destacou nos stories do Instagram “notícia triste” de o menino, encontrado inconsciente pela sua mãe com uma ligadura ao pescoço, e mostrou a sua indignação. “Crianças com redes sociais continua a ser aceitável? Esta não é a primeira e, infelizmente, não será a última”, lamentou a atriz.

Vítima de um jogo suicida online

Os desafios online de cariz suicida não são novidade. Desde o “Desafio da Baleia Azul”, passando pelo “Momo”, “Homem Pateta”, “Mel Congelado” ou o “Íman” todos têm gerado sequelas físicas e psicológicas em crianças e adolescentes nos mais variados países. No entanto, as consequências podem ser ainda mais graves e foi exatamente este o cenário em que Archie – promissor praticante de kickboxing- se confrontou.

Foi no início de abril que ao entrar no quarto do filho, Hollie Dance se deparou com o menino inanimado depois de ter amarrado uma ligadura ao próprio pescoço e, rapidamente, o encaminhou até às urgências do hospital. Conhecido como Blackout Challenge, o desafio que se tornou viral na internet apela a que os jogadores apertem o pescoço até que fiquem sem oxigénio e, consequentemente, inconscientes. Archie terá decidido aderir à moda, mas aquela que seria apenas uma brincadeira, acabou num desfecho trágico. O drama da família Battersbee deixa qualquer uma de nós a pensar. O que andam os nossos filhos a fazer na internet?

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram