jardim zoológico
Que amor! Coala bebé nasce no zoo de Lisboa [fotos e vídeo]

Nacional

Jardim Zoológico vem reforçar o importante papel na conservação da espécie coala, com o anúncio do nascimento de uma nova cria.

Qua, 05/02/2020 - 15:02

Ver Video

Jardim Zoológico vem reforçar o importante papel na conservação da espécie coala, com o anúncio do nascimento de uma nova cria.

Ao longo dos últimos meses, a Austrália foi atingida por um conjunto de fogos devastadores que colocam em grande perigo todo o conjunto de flora e fauna da região. Numa altura em que os incêndios acalmaram e os investigadores começam a avaliar os estragos e a agir pela salvaguarda dos animais sobreviventes, o Jardim Zoológico comunica o nascimento de uma cria de Koala (Phascolarctos cinereus), no âmbito do programa de reprodução da espécie. Estes programas são ferramentas fundamentais que permitem às instituições que participam ativamente na conservação das espécies, formar populações geneticamente viáveis para uma possível reintrodução ou para a salvaguarda das mesmas em caso de catástrofes ambientais, como a que observamos hoje.

Bebé coala nasceu no Jardim Zoológico a 25 de julho

Nascida a 25 de julho de 2019, após uma gestação de cerca de um mês, a pequena cria, com menos de 20 mm de comprimento e 0,5g de peso, migrou para a bolsa marsupial da sua progenitora, na qual permaneceu durante cerca de 7 meses. Hoje, com pouco menos de 7 meses de vida, é possível observá-la tanto no marsúpio como no colo da mãe. No último vídeo partilhado, a equipa de investigadores de campo pela voz da Dra. Kellie Leigh, descreve um ambiente de total devastação, com cerca de 80% da área de Património Mundial ardida. Segundo a bióloga, quando há incêndios, é esperado que algumas áreas de refúgio sejam poupadas a fim de receber os animais que foram desalojados nas áreas contíguas. No entanto, com a escala e intensidade destes incêndios não há quase áreas suficientes para o efeito. Apesar de toda a destruição causada, os investigadores acreditam que há esperança e apostam no trabalho de cães treinados para o resgate dos animais sobreviventes.

Jardim Zoológico vai enviar para a Austrália mais uma tranche de donativo a partir do seu Fundo de Conservação

Consciente de que é fundamental que os apoios continuem a chegar para que seja possível levar a cabo este grande projeto, o Jardim Zoológico vai enviar para a Austrália mais uma tranche de donativo a partir do seu Fundo de Conservação. Este montante, à semelhança do valor angariado pelos mealheiros do Jardim Zoológico, ou pelo fundo criado pelo Zoo de San Diego, será utilizado de imediato no resgate e recuperação da flora e fauna australiana. 

Todos podem contribuir para esta causa através de donativo direto no site de angariação de fundos criado pelo Zoo de San Diego, ou até ao final do mês de março num dos três mealheiros espalhados pelo Jardim Zoológico, estando agora um deles localizado na loja do Zoo, na zona de acesso livre. Deixe-se inspirar por este nascimento que reforça a esperança na conservação de uma espécie em declínio e ajude também os investigadores nesta grande missão através dos meios disponibilizados para o efeito.

Como ajudar


– Doação monetária num dos três mealheiros disponibilizados pelo Jardim Zoológico: um dos mealheiros encontra-se na Loja do Zoo, na zona de acesso livre e os outros encontram-se no interior do Zoo, no Vale dos Tigres e na casa dos Koalas;


– Transferência online direta para o projeto de resgate e recuperação da flora e fauna australiana, através do site desenvolvido pelo Zoo de San Diego para esse efeito.

Siga a Revista VIP no Instagram