Jamie Oliver: Império chega ao fim
Insolvência e dívidas acabam com negócio

Nacional

Jamie Oliver afirma estar «profundamente triste com este desfecho»

Ter, 21/05/2019 - 19:00

O império de Jamie Oliver, o conhecido chef de cozinha, está a ser notícia pelo mundo. O jornal The Guardian avançou esta terça-feira, 21 de maio, que cerca de 25 espaços de restauração podem vir a colocar em causa o posto de trabalho de mais de 1000 funcionários.

A partir desta data, vários restaurantes de Jamie Oliver passam a ficar sob a alçada da consultora KPMG, uma vez que o icónico chef declarou insolvência após já terem sido anteriormente reveladas algumas fragilidades financeiras no negócio.

«Estou profundamente triste com este desfecho», afirmou Jamie Oliver nas redes sociais ao despedir-se de vários espaços do negócio que fundou em 2008 no Reino Unido.

Embora tenham tentado fortemente escapar à falência, alguns dos espaços de Oliver começaram a receber o mesmo desfecho que outros concorrentes do mercado de casual dining, que há muito já enfrentavam problemas financeiros. No que respeita a polémicas, os espaços de Jamie Oliver estiveram debaixo do foco dos jornalistas há cerca de cinco anos após uma visita de inspetores sanitários a um reduto de Jamie no qual foram encontrados produtos fora de prazo, sujidade e ratos.

Em janeiro de 2018 o negócio de Jamie Oliver chegava a Lisboa, mais precisamente à zona do Príncipe Real. 

Segundo o jornal Metro, um porta-voz da empresa adiantou que «A administração do grupo Jamie’s Italian Limited nomeou Will Wright e Mark Orton da KPMG para assegurar a gestão dos negócios estabelecidos em solo britânico». No entanto, a Jamie Oliver Holdings, responsável pela Jamie Oliver Limited e Jamie Oliver Licensing Limited, assim como todos os franchisados internacionais e ainda a Jamie’s Italian International Limited, assegura o mesmo porta-voz que «tudo se manterá como está».

Ainda na reação que fez nas redes sociais, Jamie Oliver agradeceu aos funcionários, e também aos clientes, todo o apoio que recebeu ao longo dos últimos anos. «Tem sido um verdadeiro prazer servir-vos.»

Encerramento dos espaços 

Já em 2017, Jamie anunciava o encerramento de seis dos seus espaços em Aberdeen, Cheltenham, Exeter, Tunbridge Wells e Ludgate Hill e ainda Richmond, em Londres, pertencentes à rede Jamie’s Italian.

Com as notícias que se fizeram sentir esta manhã, existem ainda outros locais, como Glasgow e Edimburgo, que vão fechar portas.

Nas redes sociais as reações a este episódio de insolvência é enorme havendo comentários com notas de pesar ao futuro dos funcionários e fornecedores, assim como várias críticas ao modelo de negócio que, segundo muitos, demasiado caro e valorizado. 

Há ainda quem sugira um episódio do conhecido programa Pesadelo na Cozinha, apresentado por Gordon Ramsay, de forma a tentar salvar o negócio de Jamie Oliver.

Texto: Redação WIN – Conteúdos digitais| Fotos: Redes Sociais e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram