Isabel II quebra tradição e soam os alarmes
O motivo pelo qual não carregou a Coroa Imperial

Realeza

Isabel II, de 93 anos, presidiu à abertura do Parlamento Britânico, mas não carregou a tradicional e pesada Coroa Imperial, símbolo maior da realeza. A decisão está a gerar grande alarmismo…

Seg, 14/10/2019 - 15:33

Isabel II cumpriu a tradição secular e esta segunda-feira, dia 14 de outubro, presidiu à abertura do Parlamento Britânico, numa cerimónia carregada de simbolismo, na qual são realizados, todos os anos, uma série de rituais ancestrais. Este ano, contudo, a rainha não carregou na cabeça a famosa e valiosa Coroa Imperial Britânica, símbolo maior da casa real e que representa a soberania da monarca. Esta coroa história só é usada nas coroações e na abertura do Parlamento Britânico, ou seja uma vez por ano. Nos restantes dias permanece na Torre de Londres em exposição e rodeada de fortes medidas de segurança.

Esta segunda-feira, Isabel II, de 93 anos, trocou a pesada coroa, de três quilos, por um diadema mais leve, herdado do rei George IV. A Coroa Imperial marcou, mesmo assim, presença nesta cerimónia ao ser colocada numa almofada de veludo, à direita do trono da rainha.

Esta joia de valor incalculável é composta por mais de três mil pedras preciosas, incluindo o famoso diamante Koh-I-Noor, de 317 quilates, um dos mais famosos e valiosos do Mundo. A coroa imperial britânica conta ainda com 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas e 269 pérolas. 

Este ano, Isabel II preferiu deixá-la apenas na almofada e o motivo não é claro. Mas esta decisão está a gerar grande alarmismo. A razão pode estar no enorme peso da peça e na idade da monarca. Num documentário recente da BBC, Isabel II comentou o elevado peso da joia: «Não se pode olhar para baixo para ler o discurso. Se o fizesse, o pescoço partiria e a coroa cairia…»

Esta foi apenas a terceira vez que esta importante e histórica joia não foi a grande protagonista da abertura do Parlamento. Antes do dia de hoje, só por duas vezes não esteve na cabeça de Isabel II: em 1974 e em 2017. 

Em 66 anos de reinado, Isabel II só faltou duas vezes à abertura do Parlamento: quando estava grávida dos príncipes André e Eduardo.

O tradicional evento começa com um curto cortejo entre o Palácio de Buckingham e o Parlamento de Westminster, sendo a monarca transportada por uma carruagem dourada puxada a cavalos.

 

Percorra a galeria para ver as fotos!

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters 

Siga a Revista VIP no Instagram