Isabel Dos Santos
O negócio milionário que envolve a família real do Mónaco

Internacional

Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, compraram uma casa no Mónaco, avaliada em cerca de 50 milhões de euros, no complexo Le Petit Afrique, um dos mais importantes imobiliários dos filhos de Carolina do Mónaco.

Qua, 22/01/2020 - 9:43

Isabel do Santos é uma das mulheres mais poderosas do mundo. Com uma fortuna avaliada em mais de dois mil milhões de euros, a empresária angolana conta com um património milionário que envolve mais de 400 empresas, coleções de arte, um iate, várias casas e o diamante mais caro do mundo. Nos últimos tempos, o nome de Isabel dos Santos tem estado envolvido no caso Luanda Leaks, uma investigação por parte do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação [ICIJ] que tem por base mais de 715 mil ficheiros e que revela os alegados esquemas que enriqueceram a família.

Foi através dessa mesma investigação que o ICIJ descobriu que Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm alegadas ligações à família real do Mónaco. Segundo as informações reveladas pelo ICIJ, o casal terá usado uma offshore em Malta para comprar um apartamento milionário no Mónaco, cidade-estado independente em França, avaliado em cerca de 50 milhões de euros. 

A casa em questão fica no complexo luxuoso Le Petit Afrique, um dos mais importantes imobiliários de Andrea e Pierre Casiraghi, os filhos de Carolina do Mónaco e de Stefano Casiraghi. A casa, que fica no sexto andar, tem vista panorâmica para o Mar Mediterrâneo, quatro quartos e quatro lugares de estacionamento. O prédio custou cerca de 450 milhões de euros aos cofres da família real do Mónaco e, segundo a Sábado, os dois filhos de Carolina do Mónaco fazem parte do círculo de amigos de Isabel dos Santos. 

Em entrevista à Rádio França Internacional [RFI], Sindika Dokolo negou qualquer anomalia com o negócio deste imóvel. «É um investimento imobiliário. Não vivemos no Mónaco, não tem nada de ilegal», afirmou.

Pensa-se que Isabel dos Santos e Sindika Dokolo vivem em Londres, Reino Unido. O casal comprou, em agosto de 2019, uma mansão milionária, em Kensington, uma das zonas mais cara da capital britânica, avaliada em 14 milhões de euros.

O caso Luanda Leaks continua sob investigação do ICIJ. 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram