Tchizé E Isabel Dos Santos
Inícios de carreira modestos

Internacional

As irmãs começaram por baixo nos negócios. Agora são ricas e poderosas

Qui, 19/02/2015 - 00:00

Em conjunto, Isabel dos Santos e a sua meia­-irmã Tchizé podem ser das mulheres mais poderosas de África, mas não escondem o seu começo menos dourado.

Isabel dos Santos, de 42 anos, é filha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e da primeira mulher, Tatiana Kukanova, e casada com o colecionador de arte congolês Sindika Dokolo. Segundo a revista Forbes, é atualmente a empresária angolana mais rica e poderosa, com uma fortuna avaliada em mais de três mil milhões de dólares (mais de 2,6 mil milhões de euros). Em Portugal tem participação em diversos bancos, como o BPI, BIC e BPN, assim como na Galp Energia e na operadora de comunicações NOS. No entanto, a própria revelou ao Financial Times que aos seis anos já vendia ovos e que começou a trabalhar no início de 1990 numa empresa de limpeza e desinfestação de Luanda.

 

Já Welwitchia José dos Santos, mais conhecida como Tchizé, de 37 anos, é deputada do MPLA e casada com o engenheiro agrónomo Hugo Pêgo, tendo em conjunto com o marido duas participações económicas em Portugal, em empresas agrícolas produtoras de pera-rocha. Todavia, num recente Fórum de Capacitação da Mulher Empreendedora, que decorreu em Angola, revelou que, para ela, “o empreendedorismo não foi uma necessidade”. Segundo declarações a uma revista angolana, Tchizé dos Santos confessa que o empreendedorismo “é um instinto, uma característica muito minha, talvez por ser neta de uma ‘kitandeira’. (...) Quando tinha 16 anos, comecei por organizar festas de réveillon. Organizei uma célebre festa na ilha de Luanda e lembro­-me que o dinheiro líquido foi 25 mil dólares”, recorda. Dois passados modestos para duas mulheres, hoje em dia, muito poderosas.  

 

Texto: Luís Peniche; Fotos: Impala e Getty

Siga a Revista VIP no Instagram