Infanta Sofía
Faz hoje 15 anos a filha rebelde e carismática dos reis de Espanha

Nacional

A infanta Sofía completa esta sexta-feira, 29 de abril, 15 anos. Fique a conhecer algumas curiosidades sobre a filha rebelde e carismática de Felipe VI e Letizia.

Sex, 29/04/2022 - 12:45

A infanta Sofía completa esta sexta-feira, 29 de abril, 15 anos e apesar de os reis Felipe VI e Letizia prezarem ao máximo a privacidade das filhas, esta não deixa de ser uma data especial para todos aqueles que acompanham atentamente a família real.

A irmã mais nova da princesa Leonor ocupa o segundo lugar na linha de sucessão à Coroa de Espanha e, por essa razão, mantém um papel muito mais discreto e menos ativo do que a princesa das Astúrias. No entanto, Sofía não deixa de ter um papel muito importante no seio da família. Sabe-se que a cassula dos reis de Espanha é o braço direito de Leonor e é quem lhe dá força e segurança para assumir as funções que tem enquanto princesa herdeira. Em setembro do ano passado, as irmãs separaram-se pela primeira vez para que a herdeira da Coroa espanhola fosse estudar para o País de Gales.

Leonor e Sofia estão cada vez mais presentes na vida pública, reforçando o papel institucional na monarquia espanhola, que vive uma crise graças aos escândalos do rei emérito Juan Carlos. Aos 16 e 15 anos, Leonor e Sofía são cada vez mais protagonistas dos eventos oficiais e são consideradas um trunfo.

No passado, as meninas chegaram a ser apelidadas de “infantas invisíveis” quando viviam resguardadas no Palácio da Zarzuela, porque Letizia queria proporcionar às filhas uma infância normal. Contudo, parece que o modus operandi mudou. Leonor e Sofía passaram a ser uma estratégia essencial na comunicação real. Em abril de 2020, em plena pandemia da covid-19, a infanta Sofia falou pela primeira vez em público, na leitura do livro de Dom Quixote, para assinalar o Dia Mundial do Livro.

Embora a mais nova, a infanta Sofía já ultrapassou a mãe, a rainha Letizia, e a irmã, a princesa Leonor, no que diz respeito à altura. Sofía sempre foi considerada pelos fãs da realeza a filha “mais carismática” dos reis de Espanha, apesar de, institucionalmente, ficar muitas vezes na sombra da irmã.

Nos últimos atos oficiais em que compareceu, Sofia mostrou que tem como grande exemplo a mãe, a rainha Letizia, principalmente no que diz respeito ao estilo. O ano passado, pudemos ver a filha mais nova de Felipe VI com um look chamativo, que completou com um acessório da mãe. Mas as características que mais definem a infanta Sofía são a sua simplicidade, simpatia e descontração que mostra cada vez que surge em público, ao lado dos pais e da irmã. Sofia é ainda conhecida pela sua espontaneidade e no aniversário dos 50 anos do rei Felipe VI viralizou na Internet depois de ter protagonizado um momento caricato, onde surge a brindar com um sorriso travesso.

Nesta data especial, a VIP traz-lhe algumas curiosidades sobre a infanta Sofía

Em setembro de 2006, Felipe VI e Letizia anunciaram que estavam à espera do segundo filho. Na altura, a princesa Leonor estava prestes a completar um ano e os fãs da realeza começaram a debater se o bebé seria um menino ou uma menina, porque se fosse um rapaz, passaria à frente da irmã mais velha na linha de sucessão ao trono. Para acabar com as dúvidas, dois meses depois, os então príncipes das Astúrias anunciaram que estavam à espera de mais uma menina.

Ao contrário da sua irmã, que um dia será rainha de Espanha, Sofía não contou com padrinhos reais no seu batismo. Letizia e Felipe VI escolheram Paloma Rocasolano, a sua avó materna, e Konstantin da Bulgária, um amigo próximo do rei. O príncipe, filho dos ex-reis Simeon e Margarita, é um importante banqueiro, mas muito discreto no que toca à vida pública. No entanto, já falou publicamente sobre a afilhada e descreve-a como sendo “uma menina adorável, muito alerta, inteligente, inteligente e com uma simpatia extraordinária.”

No futuro, a infanta Sofía terá de tomar uma decisão muito importante. É que o rei Felipe VI determinou que os membros seniores da família real espanhola não podem trabalhar para além da oficial representação da Coroa. Quando chegar a altura de assumir esta função, Sofía vai ter de escolher entre atuar como infanta de Espanha (e braço direito da irmã, que será rainha de Espanha), ou ter uma carreira profissional livre e distanciada da realeza.

Veja algumas imagens da infanta Sofia na nossa galeria

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real espanhola

Siga a Revista VIP no Instagram