Infanta Pilar
Vai poder comprar peças de roupa e bens pessoais da infanta

Realeza

A Infanta Pilar, irmã do rei emérito Juan Carlos, morreu em janeiro, e agora algumas das suas peças de roupa e objetos pessoais são postos à venda pela filha. A ação tem um fim solidário

Sex, 06/11/2020 - 9:16

Vai poder comprar algumas peças de roupa e bens pessoais da Infanta Pilar. A irmã do rei emérito de Espanha, Juan Carlos, morreu a 8 de janeiro deste ano, e a filha decidiu doar alguns bens da mãe para fins solidários.

A campanha tem o nome de “Armário Solidário” e é uma iniciativa da Associação Nuevo Futuro – que acolhe crianças e jovens em situações de carência -, da qual a infanta foi presidente durante mais de 50 anos.

Sabendo da importância que a ONG tinha para a sua mãe, Simoneta Gómez-Acebo decidiu doar peças de roupa e objetos da infanta, para que sejam vendidos online. A receita angariada será destinada à associação. A venda vai realizar-se entre 26 de novembro e 9 de dezembro na página Best for Less.

À campanha juntaram-se, ainda, outros familiares da infanta, como a sua ex-nora Laura Ponte, ou a atual mulher do seu filho Beltrán, Andrea Pascual.

11 curiosidades sobre a Infanta Pilar

Pilar de Borbón, morreu aos 83 anos, mas deixa uma vida preenchida e que passou por vários países onde esteve exilada, entre eles Portugal, onde viveu 30 anos. 

Entre as suas aventuras e desventuras, conta-se a sua dificuldade para arranjar pretendente. Para tentar que Pilar arranjasse um noivo, escolhido de entre a monarquia, a sua avó, a Rainha Vitória Eugénia, arranjou um encontro entre a sua neta e o rei Balduíno da Bélgica.  Para que nada falhasse, pediu-lhe que levasse uma aia que não fosse demasiado bonita, para que as atenções se concentrassem nela. Só que os intentos de Vitória Eugénia não resultaram. Durante o encontro, o rei acabou por apaixonar-se por Fabíola, que acabaria em casamento.
 
Veja, em baixo, as 11 curiosidades sobre a irmã mais velha do rei emérito de Espanha, Juan Carlos.

  1. Uma delas foi o facto de o rei Balduíno da Bélgica a ter trocado pela sua dama de companhia, Fabíola de Mora,    
  2. O seu nome completo era María del Pilar Alfonsa Juana Victoria Luisa Ignacia de Todos los Santos de Borbón y Borbón;
  3. A duquesa casou por amor em Lisboa, a 5 de maio de 1967, com o banqueiro espanhol Luís Gomez-Acebo, numa cerimónia que juntou mais de 20 mil pessoas no Mosteiro dos Jerónimos.
  4. Para casar com Gómez-Acebo – falecido em 1991, vítima de cancro – foi obrigada a renunciar aos direitos dinásticos. 
  5. O copo de água do seu casamento teve lugar no Hotel Palácio, no Estoril. 
  6. Passou parte da sua infância no Estoril, onde gostava de comer gelados no Santini, nadar na piscina do Tamariz e almoçar no Muchaxo, no Guincho.
  7. A sua ligação ao nosso país levou-a a dizer que «Portugal é a minha terra e Espanha é o meu país».- De Portugal, só não gostava da água fria do mar.
  8. Enfermeira de profissão, Pilar, ou Pi, como era chamada pelos mais próximos, foi fotografada em 1963, a auxiliar os feridos de um acidente na estação Ferroviária do Cais do Sodré, cujo o telhado ruiu.
  9. Fruto desta ação, o Estado português atribuiu-lhe a medalha de honra.
  10. Apelidava os programas de social de «pornográficos»
  11. Sobre as comparações da rainha Letícia de Espanha a Diana Spencer dizia sempre «São duas mulheres completamente diferentes, mas a nossa é mais esperta. (…) Letícia é uma pessoa estupenda.»

 

Texto: Inês Neves; Fotos; Reuters e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram