Infanta Cristina E Iñaki Urdangarín
Anunciam separação após foto polémica com outra mulher

Realeza

A infanta Cristina e Iñaki Urdangarín, que se casaram em 4 de outubro de 1997 em Barcelona, anunciaram que estão separados. Ao que tudo indica, a separação terá sido motivada pelo novo amor do cunhado do rei Felipe VI

Ter, 25/01/2022 - 9:29

A infanta Cristina e Iñaki Urdangarín, que se casaram em 4 de outubro de 1997 em Barcelona, anunciaram que estão separados esta segunda-feira, dia 24 de janeiro. Num comunicado enviado à agência espanhola EFE, o ex-casal formaliza a decisão e pede “respeito”.

“De comum acordo, decidimos interromper a nossa relação matrimonial. O nosso compromisso para com os nossos filhos permanece intacto. Dado que se trata de uma decisão privada, pedimos o maior respeito de todos os que nos rodeiam.”

Ao que tudo indica, a separação terá sido motivada pelo novo amor de Iñaki Undangarín. O cunhado do rei Felipe VI foi apanhado de mãos dadas com outra mulher, de seu nome Ainhoa Armentia, colega de trabalho de um escritório de advocacia em Vitória (País Basco).

As investigações e a prisão

O casal teve uma enorme exposição mediática nos últimos anos, depois de ambos terem sido investigados por desvio de fundos, processo que ficou conhecido como o caso Noós.

A infanta Cristina foi absolvida das suspeitas, mas o marido foi condenado pelo Supremo Tribunal a cinco anos e dez meses de prisão, tendo dado entrada num estabelecimento prisional para cumprir a pena em 2018. Iñaki Urdangarin, que há um ano, em janeiro de 2021, saiu da prisão em regime de semiliberdade, foi condenado por ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a esposa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

As polémicas fotografias com outra mulher

Na semana passada, Iñaki Urdangarin quebrou o silêncio sobre a identidade da mulher com quem surgiu de mão dada nas fotografias divulgadas na passada quarta-feira, 19 de janeiro, pela imprensa internacional. O ex-marido da infanta Cristina prestou declarações a uma publicação espanhola e revelou que a mulher se chama Ainhoa Armentia, tem 43 anos, e é sua colega na empresa de lmaz&Asociados.

O cunhado do rei Felipe VI fez questão de esclarecer a situação. “Coisas acontecem evamos gerir tudo da melhor forma possível”, começou por dizer à revista Lecturas. Questionado sobre a família, Iñaki Undangarin foi sucinto: “Vamos lidar (com a situação) com calma e juntos, como sempre.” Leia mais aqui.

Texto: Mariana de Almeida com Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real espanhola

 

Siga a Revista VIP no Instagram