A incrível transformação do jovem sem-abrigo que foi recolhido das ruas
Fábio já tem motivos para sorrir

Nacional

Com sérios problemas dentários, Fábio chegou a «arrancar» o próprio dente com um alicate.

Sex, 29/03/2019 - 19:00

Fábio já não sabia o que era ter uma boa higiene oral, mas depois da MALO CLINIC ter entrado na sua vida, o seu sorriso mudou. Fábio foi sem-abrigo durante vários anos e, nessa altura, o jovem chegou a «arrancar» o próprio dente com um alicate. «Doía-me muito. Era uma dor que eu não sei explicar. Não é fácil», relembra.

No início de fevereiro, Fábio esteve a contar a sua história de vida no programa Você Na TV, da TVI. O testemunho do antigo sem-abrigo foi ouvido, e a MALO CLINIC, que também faz serviço social, quis ajudar o jovem.

«Nunca tive possibilidades de ir ao dentista», revela Fábio. A vida do rapaz, de 28 anos, mudou desde que entrou na MALO CLINIC. Foi nesse espaço que teve a oportunidade de ter um sorriso novo. «Fui bem recebido, trataram-me bem. Nunca me tinha sentido assim», conta emocionado.

O novo sorriso de Fábio

Os médicos conseguiram, através de uma alteração estética, mudar-lhe toda a boca. Foi no programa Você Na TV, esta sexta-feira, dia 19 de março, que contaram todo o processo feito a Fábio. «Primeiro foi feita uma consulta de higiene oral que era necessária e obrigatória para o início de todo o processo e depois foram tratadas algumas lesões de cárie. Era necessário a remoção da dor e depois a criação de condições para haver uma mastigação melhor», explicou um dos médicos que acompanhou o processo.

Segundo os doutores da MALO CLINIC, as gengivas de Fábio estavam em muito mau estado e tinham de dar ferramentas ao antigo sem-abrigo para que ele voltasse a ter uma boa higiene oral. Esses hábitos estavam perdidos e, de início tem de existir um acompanhamento mais próximo. «A prevenção é o melhor remédio», terminou o médico.

Com um sorriso rasgado, Fábio entrou no programa em direto e era outra pessoa. O jovem voltou a sorrir.

A vida dramática do rapaz

Foi a 11 de fevereiro, há cerca de um mês e meio que o Você Na TV contou a história de Fábio, um jovem que durante vários anos foi sem-abrigo em várias cidades, mas que foi resgatado das ruas de Vila Franca de Xira graças a uma mulher coragem, chamada Paula Fernandes. Fábio, natural de Abrantes, está hoje no bom caminho, graças ao amor desta mulher, que o trata como filho, mesmo admitindo passar por algumas dificuldades financeiras. 

O percurso de Fábio não foi nada fácil. O pai morreu quando ele tinha sete anos. A relação com a mãe nunca foi boa. Fábio esteve institucionalizado, foi adotado, mas acabou na rua. Durante vários anos, viveu num prédio abandonado em Vila Franca de Xira, pelo qual tinha acesso depois de caminhar por um descampado com vários perigos, sobretudo à noite. No mesmo prédio devoluto viviam outros sem-abrigo, muitos com histórias do álcool e drogas.  

«Tinha medo, não há palavras. Foi duro», contou a Manuel Luís Goucha. O álcool e as drogas também fizeram parte da sua vida. «Fumava para me esquecer das coisas, mas... foi álcool e droga, mas não era pesada, era das fraquinhas».  

Nos momentos maus, Fábio ponderou o suicídio. «Passei muita fome, muita mesmo. Tive mesmo, mesmo, para acabar com a vida... Acredito em Deus, Deus pôs a mão e disse 'não vale a pena matares-te'. Pensei em suicídio desde cortar braços, tenho aqui a marca...», admite. 

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram