Hidratos de carbono
Saiba quais escolher

Culinária

A VIP esteve à conversa com Nicole Setton, Coach Nutricional da Clínica Pilares da Saúde, que nos ajudou a saber quais hidratos de carbono devemos escolher.

Qui, 02/11/2023 - 22:00

Apesar de ouvirmos sempre que os hidratos de carbono são “vilões”, a verdade é que se podem optar por alguns que beneficiem a nível de saúde integral. Como tal, estivemos à conversa com  Nicole Setton, Coach Nutricional da Clínica Pilares da Saúde.

Os melhores substitutos do pão, arroz branco e massa

  • Batata-doce: tem ferro, potássio, cálcio, outras vitaminas e minerais. É um tipo de hidrato de carbono que é absorvido mais lentamente, o que confere uma energia durante mais tempo.
  • Mandioca e inhame: dois hidratos que carregam boas doses de fibras. O que as difere é os teores das vitaminas.
  • Quinoa: apesar de o teor de carboidrato da quinoa ser menor do que o dos outros já citados, ela é uma boa fonte de substituição, pois tem baixo índice glicémico e é uma fonte de fibras. Possui vitaminas do complexo B, minerais e é uma excelente fonte de ômega-3. Ótima opção para usar na salada.
  • Pão integral: possui um teor de fibras maior e é absorvido mais lentamente, o que dá tempo para o corpo lidar com isso sem sofrer picos glicémicos. A melhor dica que se dar é: preparar esse pão em casa, mas quem for comprar o industrializado, é preciso ficar atento aos ingredientes. O primeiro ingrediente da lista tem de ser a farinha de trigo integral, pois há alguns pães que se dizem integrais, mas tem mais farinha branca do que a integral.
  • Cuscuz: uma ótima opção para variar o cardápio do pequeno-almoço com um cuscuz. É uma boa fonte de carboidrato, tem muitas fibras e é nutritivo, pois contém potássio, magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B.
  • Tapioca com fibras: para quem ama tapioca, é possível substituir o pão branco por esta goma, porém é preciso adicionar algumas fibras para fazer com que o seu hidrato seja absorvido de forma mais lenta. Pode-se misturar chia ou aveia na tapioca, por exemplo. A diferença dela para o pão é que a tapioca não tem glúten, uma vantagem para os celíacos.
  • Biscoitos de arroz integral: o biscoito de arroz integral carrega muitas fibras e é natural. Também dá para passar algo por cima, como um patê, um guacamole ou um creme de ricota.
  • Grão: além das proteínas, o grão tem hidratos e fibras, o que lhe confere um título de “bom” hidrato. É uma ótima opção para fazer pães e massas com a farinha de grão, por exemplo.

 

Nicole Setton aconselha ainda: “Experimente todas as sugestões e aproveite para fazer um menu com diversos ingredientes. Assim, não irá enjoar dos pratos e, ainda, incluirá diferentes nutrientes, vitaminas e minerais na sua rotina. Dessa forma, nem terá tempo para sentir falta do arroz, pão ou a massa.”

Por fim, remata: “Vale ressalvar que antes de fazer qualquer substituição de alimentos, deve procurar um acompanhamento profissional de um médico ou nutricionista para ter melhores resultados e manter a sua saúde sempre em dia.”

Entrevista: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram