Herman sobre Maria Vieira
"Ela não tem mais do que 50 palavras no seu vocabulário"

Nacional

Humorista explica por que não acredita ser Maria a autora de textos nas redes sociais e revela razões da zanga.

Sáb, 30/09/2017 - 12:21

Herman José defende, na terceira parte da entrevista a Rui Unas, no webshow Maluco Beleza, que não é Maria Vieira a autora das longas tiradas no Facebook que já deram origem a um livro mas sim o marido da atriz, Fernando Rocha. 

"O que é que eu acho, a minha análise: aquele corpo de duas cabeças faz com que ele tenha uma paixão grande pela escrita e escreva muito e ela o acompanhe, solidária, dando-lhe a visibilidade do nome. Quando ouves a Maria Vieira falar - e estou a dizer isto sem o mínimo de ironia - percebes que ela nao tem mais do que 50 palavras no seu vocabulário. 'olá queridinha, parrachita, está calorzinho, estou com fominha, vou agora para a casinha'. Ela não sai dali. E a escrita é elaboradíssima. Fala em paradigma, fala em pusilanimidade, uma riqueza de vocabulário que não se encaixa na Maria. Não vale a pena dizer-nos que é ela que escreve que não é. É um organismo que escreve."

Elogios a Donald Trump, ataques a figuras aparentemente consensuais como Salvador Sobral e Marcelo Rebelo de Sousa, idelogia de extrema-direita. Estes são alguns dos ingredientes dos textos, alegadamente escritos por Maria Vieira no Facebook, que já deram origem ao livro Maria Vieira no País das Maravilhas, e que geraram descrença e choque entre vários colegas da atriz, como Ana Bola e Manuel Cavaco.

Zanga aconteceu em 2007

Herman, contudo, relembra que o afastamento de Maria Vieira do núcleo de humoristas com quem habitualmente trabalha aconteceu há cerca de uma década, durante o programa Hora H, na SIC. "Estávamos na fase mais anti-trendy de todas. Aquela nao foi a minha época, aquilo correu tudo mal", confessa o humorista. 

"Fiz uma personagem para a Maria Vieira que era a Dona Coisinha, que estava sempre doente", recorda, continuando: "Já na altura ela e o marido não perceberam a piada, revoltaram-se contra aquilo e divorciaram-se de nós e e ela saiu da equipa. Ela depois foi dizer mal do programa para as revistas. Ficámos separados". 

Herman José fez questão de realçar, no entanto, que há dois anos voltou a trabalhar com Maria Vieira na sitcom Nelo e Idália e que a experiência correu bem.

 

texto: Raquel Costa | Fotos: Impala

 

Veja também

Mia Rose e Miguel Cristovinho: Casal troca alianças!

Joana De Verona surpreende com novo visual!

A Herdeira: Luz é atirada para a morte. Saiba tudo!

 

Siga a Revista VIP no Instagram