Helena Sacadura Cabral
Regressa ao hospital para nova operação: “Vejam a beleza depois da cirurgia”

Nacional

Aos 86 anos, Helena Sacadura Cabral voltou a ser operada. Economista, de 86 anos, conta tudo aos seguidores

Qui, 29/04/2021 - 19:05

Helena Sacadura Cabral, de 86 anos, foi submetida a uma cirurgia na mão. Foi através da sua página de Facebook que deu a conhecer ter sido recentemente operada ao canal cárpico.

“Operada há 2 dias ao canal cárpico”, afirmou. Já em franca recuperação, a mãe de Paulo Portas mostrou-se positiva e acrescentou: “Vejam a beleza depois da cirurgia”.

Perante a partilha foram muitos aqueles que lhe desejaram as melhoras: “As suas melhoras e rápido e completo restabelecimento”, “Rápida e boa recuperação”, “Sempre elegante! Beijinhos e as melhoras “, “Que exemplo de alegria de viver!”, lê-se na caixa de comentários.

As operações ao coração e a queda aparatosa

Helena Sacadura Cabral nasceu com um sopro cardíaco e já foi submetida a duas operações, depois de ter sentido uma «forte falta de ar». A mãe de Paulo Portas foi convidada de Cristina Ferreira no Dia de Cristina, em outubro, e contou todos os pormenores deste «contratempo.»

«O meu médico sempre me disse que isto tinha de ser operado. Até que um dia tive uma falta de ar enorme. Ele sempre me disse que um dia ia ter um sinal, e foi agora», começou por dizer.

A economista foi submetida a duas intervenções cirúrgicas em plena pandemia da covid-19 e revelou a Cristina Ferreira que ficou «um bocadinho taralhoca» devido à confusão do mundo atual.
«Acho que fiquei um bocadinho taralhoca [risos]. Até me fizeram exames à cabeça com medo que tivesse tido um AVC. Mas correu tudo bem, fui operada ao sopro e fui para casa», disse.

No entanto, na primeira noite em que regressou à sua residência, Helena Sacadura Cabral apanhou um «susto» que, para a escritora, foi um momento caricato. «Vim para casa dois dias depois, estava sentada no quarto a pensar que ia dormir muito e a meio da noite levantei-me para ir à casa de banho e caí no chão. Consegui levantar-me, que remédio tinha eu! Fiquei toda negra de um lado e pensei que tinha de contar com cuidado ao meu filho senão ele tinha um ataque», contou, entre gargalhadas.

Maior pesadelo de uma mãe

Em abril de 2012, Helena Sacadura Cabral vivia o pior pesadelo que uma mãe pode atravessar: a perda de um filho. Miguel Portas, político e um dos fundadores do Bloco de Esquerda, morreu aos 53 anos, vítima de cancro no pulmão.

Em entrevista a Fátima Lopes no programa “Conta-me como És”, a escritora revelou como é que o filho mais novo, Paulo Portas, reagiu à morte do irmão. «O Paulo sofreu uma perda irreparável com a morte do irmão. Eu não sofri menos do que o Paulo sofreu. O Paulo não teve menor dor do que eu», explicou Helena Sacadura Cabral.

Texto: Márcia Alves com Carla S. Rodrigues; Fotos: Reprodução redes sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram