Helena Laureano
Recorda episódio doloroso de violência doméstica: «Fui arrojada pelo chão»

Nacional

Helena Laureano aproveitou a chegada do novo ano para falar sobre uma das fases mais difíceis da sua vida: a atriz foi vítima de violência doméstica.

Ter, 07/01/2020 - 16:24

Helena Laureano deu entrada no ano de 2020 a recordar uma das fases mais complicadas da sua vida. A atriz, de 52 anos, foi vítima de violência doméstica.

Eduarda Rodrigues era o nome da personagem que Helena Laureano interpretava na novela Rosa Fogo, transmitida em 2012, pela SIC. A personagem vivia momentos difíceis e dolorosos: era vítima de violência doméstica. Na altura, e ironicamente, a atriz estava a atravessar por uma fase muito semelhante à da sua personagem. O tema em questão assombrava a vida pessoal e profissional de Helena Laureano, tal como a atriz revelou à revista Nova Gente, em setembro de 2018.

Em entrevista à publicação da apresentadora Cristina Ferreira, Helena Laureano revela agora alguns dos momentos dolorosos que viveu “nas mãos” do ex-companheiro. «Durante bastante tempo fui vítima de violência psicológica, por parte do meu companheiro», começou por revelar.

«Fui parar ao hospital de nariz partido»

 «A violência física aconteceu somente no final da relação [que durou cinco anos], curiosamente quando estávamos em Cabo Verde. Fui arrojada pelo chão num corredor e fui parar ao hospital da Ilha do Sal, de nariz partido. Mas dois dias depois estava, de olhos roxos, com ele nas salinas», contou, admitindo que essa fase complicada está ultrapassada e que já perdoou o ex-companheiro por toda a dor que lhe causou. 

Em declarações à publicação da estrela da SIC, Helena recordou também o momento em que revelou a situação da qual tinha sido vítima. A atriz revelou que falou dessa fase da sua vida em forma de desabafo, mas que ficou feliz por sentir que foi útil para outras mulheres que passaram pela mesma situação.  «A verdade é que, depois disso, vieram a público muitas histórias semelhantes, que envolviam figuras públicas», disse.

«Por norma, culpabilizamo-nos sempre a nós. Mas o mais importante é acreditarmos sempre em nós mesmas e não ter medo de falar e de procurar ajuda. Nós somos sempre muito mais fortes do que pensamos», partilhou ainda à mesma publicação. Para terminar, Helena Laureano afirma que, apesar das pedras no caminho, nunca deixou de acreditar no amor.

Texto: Mafalda Mourão e Inês Marques Fernandes; Fotos: Arquivo Impala

Siga a Revista VIP no Instagram