Harvey Weinstein
Está encerrada a audiência! Conhecida a pena de prisão do produtor de cinema

Internacional

Harvey Weinstein considerado culpado de dois crimes de violação e agressão sexual.

Qua, 11/03/2020 - 18:33

Harvey Weinstein, de 67 anos, conheceu esta quarta-feira, dia 11 de março, a sentença relativa às acusações de que foi alvo por parte de várias mulheres. O produtor de cinema foi condenado a 23 anos de prisão, depois de ter sido considerado culpado de dois crimes de violação e agressão sexual.

Harvey foi considerado culpado de cometer uma agressão sexual que envolveu uma mulher, Mimi Haley, e uma violação a outra mulher, Jessica Mann, depois de quase um mês de julgamento. 

Os advogados de defesa do produtor pediram a pena mais leve, de apenas cinco anos, mas o juíz que avaliou o caso no Tribunal de Nova Iorque, James Burke, ignorou os argumentos apresentados.

Processo ainda não terminou

«Estou muito confuso. Acho que os homens estão confusos com tudo isto… com este sentimento de que milhares de homens e mulheres estão a perder os seus processos. Estou preocupado com este país», disse o produtor no final da sessão, admitindo ainda remorsos e que irá tentar ser uma pessoa melhor, avança a CNN.  

Harvey Weinstein foi considerado culpado de um ato sexual criminoso no primeiro grau e de um outro de violação no terceiro grau pelo júri do Tribunal de Nova Iorque, a 24 de fevereiro.

O ato sexual criminoso, em primeiro grau, dizia respeito à queixa de Haley, ex-assistente de produção que acusou Weinstein de a forçar a prática de sexo oral, em 2006, no seu apartamento em Manhattan. A história de Haley data de 10 de julho de 2006, quando a então assistente de produção estava no apartamento de Harvey a convite deste.

O caso de violação em terceiro grau referia-se ao caso de Jessica Mann, cabeleireira e aspirante a atriz. Mann acusou o produtor de a violar, em 2013, num quarto de hotel em Manhattan. Neste caso, a pena fixou-se nos três anos de prisão.

Weinsten foi condenado a 23 anos de prisão, uma das penas mais graves. A pena máxima no horizonte era de 29 anos, enquanto que a de cinco anos era o mínimo previsto.

Porém, o processo ainda não está concluído uma vez que também existem acusações provinientes de mulheres da Califórnia, o que poderá ditar o regresso de Harvey ao banco dos réus. No total, o LA Times avança que o produtor tem pela frente mais quatro acusações. 

Texto: Sofia Santos Cardoso com Ivan Silva; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram