Harry e Meghan deixam realeza
Rainha «desapontada» porque não foi informada

Realeza

Harry e Meghan estão no centro de uma grande polémica. A rainha Isabel II está desapontada com o casal por não ter sido informada que pretendiam abdicar dos deveres reais

Qua, 08/01/2020 - 21:16

A rainha Isabel II está «desapontada» com o príncipe Harry e com  Meghan Markle por terem renunciado aos deveres reais. De acordo com o Daily Mail, as negociações entre a monarca e os duques de Sussex ainda estão num «estágio inicial». Mas, entre portas reais, há quem diga que o casal não comunicou esta decisão polémica à rainha antes de a anunciar ao mundo, através das redes sociais. O Palácio de Buckingham já reagiu através de um porta-voz: «Entendemos o desejo de adotarem uma postura diferente, mas são questões complicadas que levarão tempo a serem resolvidas». 

Piers Morgan, conhecido apresentador, culpou a ex-atriz norte-americana por esta decisão e acusou-a de estar a dividir a família real britânica. «As pessoas dizem que sou muito crítico para com Meghan Markle, mas ela abandonou a sua família, abandonou o pai, alguns amigos […] separou Harry de William e agora separou-o da Família Real», escreveu no Twitter. 

Jonny Dymond, correspondente da BBC, afirma que a família real não foi informada sobre nada. «Uma fonte do palácio disse à BBC que os membros da família real se sentem magoados com o anúncio de que Harry e Meghan se vão retirar dos atuais papéis reais. A fonte confirmou que nenhum membro da família real foi consultado», escreveu no Twitter. 

O anúncio de que Harry e Meghan pretendem afastar-se dos deveres reais apanhou tudo e todos de surpresa e foi partilhado no Instagram oficial de Harry e Meghan esta quinta-feira, dia 8 de janeiro. 

O filho da princesa Diana e a ex-atriz norte-americana explicaram que pretendem tornar-se financeiramente independentes. No futuro, deverão dividir o seu tempo entre o Reino Unido e os Estados Unidos.  Em comunicado, esclareceram ainda que esta decisão foi ponderada durante vários meses. O objetivo é darem uma vida diferente ao filho, Archie, de oito meses. 

Harry, neto da rainha Isabel II e sexto na linha de sucessão, continuará a ser príncipe e a fazer parte da família real, dado que os títulos que se herdam à nascença não se perdem.

Recorde-se que Harry e Meghan estiveram várias semanas afastados dos deveres reais, alegando que não estavam a conseguir lidar com a pressão mediática. 

O regresso…por pouco tempo 

No início desta semana, Harry e Meghan tinham voltado ao trabalho com o primeiro compromisso de 2020 que marcou ainda o regresso à vida ativa real, após o afastamento. Durante o período sabático, os duques de Sussex passaram o dia de Ação de Graças  nos Estados Unidos, longe dos holofotes da imprensa, e o Natal no Canadá, numa propriedade milionária rodeada de seguranças. 

 
Recorde-se que em setembro, antes de anunciarem a pausa nos compromissos reais que agora se tornou definitiva, Meghan e Harry acabaram por  protagonizar uma entrevista explosiva. 

A duquesa de Sussex admitiu estar cansada e que não estava à espera que a vida de realeza fosse tão «dura»: «Nunca pensei que fosse fácil, mas pensei que seria justo. Eu já disse ao Harry que isto não é suficiente para sobreviver. Isto não é o sentido da vida. Precisamos de prosperar e de nos sentirmos felizes… Ninguém me pergunta se estou bem.»

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters 

Siga a Revista VIP no Instagram