Guida Maria
A despedida emotiva à atriz que marcou Portugal

Nacional

Amigos e família reuniram-se ao final do dia desta terça-feira na Basílica da Estrela para o velório de Guida Maria.

Qua, 03/01/2018 - 11:40

Guida Maria morreu aos 67 anos, dia 2 de janeiro, vítima de cancro do pâncreas. Os amigos e a família da atriz reuniram-se na Basílica da Estrela, a partir das 19h00 desta terça-feira, para dizer um último adeus àquela que foi uma figura incontornável da arte da representação nacional.

A filha, Julie Sergeant, foi uma das primeiras pessoas a chegar à basílica, visivelmente emocionada. Pedro Granger, colega de profissão na novela «A Herdeira», da TVI, foi um dos seus maiores apoios.

Ana Brito e Cunha, Carlos Areia, Manuela Maria, Lourdes Norberto e Ricardo Carriço foram algumas das figuras públicas que quiseram marcar presença neste momento delicado. 

O corpo da atriz irá para o Cemitério dos Prazeres, no funeral que decorre esta quarta-feira, às 15h00.

As mensagens dos amigos

Nas redes sociais, a morte de Guida Maria foi tristemente recebida pelos admiradores. Alguns famosos partilharam a sua imagem e deixaram mensagens de homenagem.

Ana Bola: «A Guida era uma pessoa temperamental. Dizia-se que tinha ‘mau feitio’. É o que dizem de todas as pessoas que confrontam, que questionam, que não deixam que as pisem, que preferem não trabalhar do que serem enganadas, que exigem qualidade no que fazem, que parecem arrogantes quando estão somente a pedir que as respeitem. Isto serve para todas as profissões. Teve filhos, teve netos e nunca se enganou a si própria. Morreu cedo demais. Mas viveu com uma intensidade que não é para todos,muito menos para todas. Não éramos amigas,mas tenho o maior respeito pela mulher e pela atriz. E sim,também era uma mulher lindíssima. Descansará certamente em Paz. Finalmente em Paz».

Andreia Dinis: «Que triste notícia. Partiu a querida e talentosa Guida Maria. A minha primeira mãe da ficção. Uma colega divertida, louca e muito generosa. Descansa em paz».

Alexandra Lencastre: «Diverte-te. Não te imagino a descansar… Saudades».

Eunine Muñoz: «Até sempre querida Guida Maria. Um grande abraço a todos os familiares e amigos».

João Baião: «Bom dia! Um grande Aplauso para uma grande Atriz que me marcou tanto no espetáculo ‘Santo Inquérito’ há muitos anos no Teatro da Trindade».

João Lobo: «Guida Maria e Tareka… que infeliz, triste,, início de ano. RIP… duas grandes mulheres, duas grandes atrizes, duas senhoras, duas colegas».

Patrícia Vasconcelos: «Que tristeza. Descansa em paz, minha querida».

Ruy de Carvalho: «Que dia tão triste! Um obrigado não chega! Até sempre TAREKA & GUIDA MARIA».

Fotos: Nuno Moreira

Siga a Revista VIP no Instagram