Got Talent
Bailarina com trissomia 21 deixa Cuca Roseta lavada em lágrimas

Nacional

Conheça a história de Celso e de Joana, que deixou Cuca Roseta lavada em lágrimas no Got Talent Portugal.

Ter, 21/01/2020 - 17:19

A nova temporada do programa Got Talent Portugal, da RTP1, estreou-se no domingo passado, dia 19 de janeiro. Depois de Vasco Sousa, o bailarino de 9 anos que enfrentou um tumor, e de Rafael Titonelly, o mágico brasileiro que não vê a filha há um ano, o júri conheceu o casal de bailarinos composto por Celso e Joana.

Ele tem 28 anos, é natural de Camarate e é artista de circo contemporâneo. Ela tem 25 anos, é bibliotecária e também artista de circo. À primeira vista são um casal de bailarinos como tantos outros que concorrem aos mais talentosos do País, mas a mensagem que transmitem é muito além disso. 

Os jovens fazem parte do grupo Dance 21+, um projeto de inclusão que junta os artistas a «pessoas especiais». O diretor artístico, Edson Carvalho, «transforma pessoas» e ajudou os companheiros de dança a criar um número que deixou os jurados totalmente rendidos. A jovem com Trissomia 21 fez um brilharete!

«Devemos acabar com as barreiras. A Joana quebra barreiras», explicou Celso. «O que quero mesmo é dar o meu melhor, quero mostrar que toda a gente é capaz de fazer tudo», acrescentou Joana.

«O Dance 21+ tem como base a dança contemporânea e a nítida capacidade de integração de artistas especiais no Novo Circo também. O número '21' por ter como núcleo intérpretes com Trissomia 21 e o Sinal '+' é um símbolo aditivo, onde todos serão bem vindos nesta múltipla forma de expressar a Inclusão», explica o site do projeto. 

Cuca Roseta lavada em lágrimas

O casal dançou ao som da música «In the arms of the angel» e Cuca Roseta desfez-se em lágrimas. 

Celso e da Joana não deixaram ninguém indiferente e os jurados acabaram a aplaudir de pé. «Elegância, graciosidade, perigo. Hoje ganhei o dia», comentou Pedro Tochas.

«Há coisas na vida extraordinárias. Não tinha de ser tecnicamente perfeito, estava em causa a forma como se vocês sem conseguem relacionar. É simplesmente notável», disse Manuel Moura dos Santos.

Os comentários à atuaçã memorável acabaram com o botão dourado dado por Cuca Roseta. «Hoje não tenho palavras, só tenho isto», disse, antes de carregar no botão que deu acesso direto às semi-finais do Got Talent. 

Assista ao vídeo do momento: 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Fremantle Portugal e DR

 

Siga a Revista VIP no Instagram