Ginecologista
Responde a 10 questões que muitas mulheres têm vergonha de perguntar

Nacional

A obstetra e ginecologista Shree Datta sabe que muitas mulheres sentem vergonha de fazer certas perguntas sobre o próprio corpo e por isso responde… sem tabus.

Qui, 25/06/2020 - 08:00

Médica obstetra e ginecologista, Shree Datta responde a 10 das perguntas mais comuns sobre o que se passa “lá em baixo”, mas que muitas mulheres têm vergonha de perguntar.

1. Como sei se o meu corrimento vaginal é normal?

«O corrimento é realmente um sinal muito bom de saúde vaginal. O corrimento claro ou leitoso é completamente normal. É necessário garantir que a sua vagina esteja saudável e limpa e mantenha o equilíbrio bacteriano sob controlo. Por esse motivo, duches internos na vagina não são recomendados, pois podem alterar o equilíbrio bacteriano natural da vagina. Usar sabão e água na pele externa é bom. O tipo e a quantidade de corrimento podem depender do momento do ciclo menstrual. Por exemplo, geralmente é mais espesso e mais gelatinoso na segunda metade do ciclo. Dito isto, se houver alteração persistente na cor, na consistência ou no cheiro, é aconselhada uma ida ao ginecologista.»

2. Os meus períodos são muito intensos. O que causa isto e como posso corrigi-lo?

«Escusado será dizer que a frequência e a duração dos períodos variam de pessoa para pessoa. Por isso, vale a pena vigiar o que é normal para si. Faça um registo do número de produtos higiénicos íntimos e anote eventuais alterações ou reações a cada um deles. Os pensos higiénicos também podem fazer a diferença. Os copos para menstruação são ótimos para vigiar o fluxo menstrual. Por exemplo, pode precisar de um grande para os dois primeiros dias da menstruação e um menor para os outros dias.

«Ter longos e intensos períodos ​​(com coágulos ou sangramento intenso com alterações horárias ou duas a cada hora) é um alerta para ser examinada pelo seu ginecologista. Por vezes, as causas de períodos longos e intensos são sinal de miomas e pólipos que podem estar a crescer no útero. Às vezes, pode simplesmente ser o resultado da toma de medicamentos que podem alterar o fluxo da menstruação. Mas também pode ser a causa de algum desequilíbrio hormonal na tiróide, de modo que estas são igualmente outras coisas que devemos verificar.»

3. É doloroso fazer sexo, porquê?

«Acredite ou não, é comum acontecer sexo desconfortável em alguns momentos e há uma lista bastante longa de possíveis causas. Pode ser tão simples quanto fazer sexo pela primeira vez com um novo parceiro, sentir-se com stress ou estar a tentar uma nova posição. Pode achar que o sexo é mais desconfortável em certos pontos do seu ciclo menstrual ou precisar de mais lubrificante. Problemas médicos como infecções, miomas ou endometriose também podem causar dor ao sexo. Por isso, é importante consultar o seu médico se o sexo for persistentemente desconfortável. Se o sexo sempre foi problemático, vale a pena procurar ajuda para verificar se há uma ligação física ou emocional subjacente.»

Leia aqui as restantes

 

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram