Cristina Ferreira E Manuel Luís Goucha
Foram alvo de roubo de identidade na Internet

Nacional

Apresentadores vítimas de crime

Sex, 02/05/2014 - 00:00

“Isto é grave, é crime, uma fraude. Diz que eu concedo empréstimos de dinheiro. Quando damos alguma coisa às pessoas, damos no programa e avisamos que damos. Agora querem ganhar dinheiro à nossa custa.” Foi desta forma que Manuel Luís Goucha revelou a sua indignação pelo facto de, uma vez mais, ter sido alvo de roubo de identidade no Facebook. Recorde­-se que, no passado,  o nome e a imagem de Manuel Luís Goucha já haviam sido usados para a criação de uma página fictícia que “vendia” dietas milagrosas. Desta vez, o assunto “é mais grave”, afirma Goucha. Alguém “roubou” fotografias da página oficial do Facebook do apresentador da TVI – página que está certificada – e criou uma página fictícia em seu nome. Nessa página falsa, até ao fecho desta edição, existia apenas uma publicação escrita, onde (supostamente) Goucha anuncia que empresta dinheiro a quem o contactar através de um endereço de email disponibilizado no mural. “Aparentemente, é uma página legal, mas não é. É falso. Foram ao meu mural, tiraram as minhas fotografias e criaram aquele perfil falso”, acrescenta.

 

Ainda que desta vez não tenha sido alvo desta “brincadeira de mau gosto”, também Cristina Ferreira conhece de perto a realidade por que Goucha está a passar.  É que na famosa rede social são muitos os perfis que existem com o nome e a cara da apresentadora. Perfis estes criados através do recurso a fotografias que Cristina publica na sua página oficial (que, tal como a de Goucha, está devidamente certificada), no blog Daily Cristina e também na rede social Instagram. “Isto é crime, é. Mas tentem lá vocês bloquear estas páginas e percebem logo a dificuldade que é. Há muitas páginas de Facebook que usam os nossos nomes”, acrescenta a apresentadora. 

 

Embora ambos tenham consciência da dificuldade que é perceber qual a origem e o autor destas fraudes, Cristina e Goucha acrescentam que, na maioria das vezes, são eles que  começam por denunciar as páginas, depois de alertados pelos telespetadores. “É quase sempre o público que nos alerta e que depois nos ajuda a denunciar as páginas. Acionamos o gabinete jurídico da TVI, mas é muito complicado chegar a quem faz estas coisas. Foi como naquela altura em que andaram a vender dietéticos em nosso nome”, acrescenta a apresentadora, que é rematada pelo colega: “Tentem lá vocês saber a origem disto. Nunca é aqui de Portugal. A página das dietas só conseguimos perceber que tinha sido criada nos Estados Unidos. Quanto ao resto, nunca se chegou lá. Irrita-nos que nos façam isto. Já estamos habituados a que usem a nossa imagem, é a parte menos boa de quem é figura pública. O que nos chateia mesmo muito, e nos faz mostrar a nossa indignação, é que não gostamos que enganem as pessoas com o recurso ao nosso nome e à nossa cara”, rematou Goucha, que logo foi puxado por Cristina para que entrassem juntos no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, local onde aconteceu a V Gala dos Troféus Televisão da TV 7 Dias, na passada terça-feira, 22 de abril. 

 

 

 

Texto: Micaela Neves e Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram