«Foi-me dito que me restam apenas alguns dias»
Rachel Bland escreve num blogue para o filho ler após a sua morte

Internacional

Conheça a história arrepiante da jornalista da BBC que tem poucos dias de vida e está comover o mundo com o relato da sua luta contra o cancro

Ter, 04/09/2018 - 16:33

Rachael Bland, repórter da BBC, está a comover o mundo com uma mensagem que deixou nas redes sociais, onde desabafa acerca os poucos dias de vida que lhe restam.

Aos 40 anos, a jornalista está a lutar contra um cancro da mama incurável, que lhe foi diagnosticado em novembro de 2016.

«Nas palavras do lendário Frank S [Sinatra] – Tenho medo que o tempo tenha chegado, meus amigos. De repente. Foi-me dito que me restam apenas alguns dias. É surreal. Obrigada por todo o apoio que me deram», revelou Rachael antes de se despedir: «Adeus meus amigos».

Rachael é casada e tem um filho de dois anos, Freddie. Aos longo dos últimos anos, a jornalista tem relatado a sua luta contra o cancro no blogue pessoal, Big C. Little Me, com o objetivo de que o filho, quando crescer, possa ler toda a história do cancro da mãe, contada na primeira pessoa.

Numa entrevista que deu ao jornal The Telegraph, Rachael revela que está neste momento a correr contra o tempo para conseguir concluir todas as suas memórias antes de morrer.

«Gostava mesmo de ver o livro publicado antes de morrer. Mas neste momento sinto que o tempo está a esgotar-se e eu não conseguirei terminar», revela.

«Não quero que ele se preocupe mas sim que tenha uma vida feliz»

Já o último capítulo destas memórias, Rachael conta que estas são dedicadas ao filho, sendo assim uma mensagem de despedida para Freedie, dando-lhe força e esperança para ser tudo o que mais desejar.

«O último capítulo é uma mensagem de despedida para ele [o filho], o que será muito difícil. Quero que ele saiba que ele pode ser e fazer tudo aquilo que ele quiser e eu estarei sempre orgulhosa dele. Não quero que ele se preocupe mas sim que tenha uma vida feliz – e seja generoso com todos», explica a jornalista ao jornal The Sun.

Rachael já se submeteu aos tratamentos convencionais para combater a doença, quimio e radioterapia, mas os mesmos não foram capazes de travar o avanço da doença.

Mãe, o que é o cancro?

São muitos os casos de cancro em Portugal. Crianças, homens e mulheres são afetados por este drama diariamente, o que acaba por se tornar, inevitavelmente, uma doença familiar.

Por isso mesmo, e por as crianças serem também confrontadas com este problema, o site CUF criou um vídeo para que os pais saibam explicar aos filhos o que é o cancro.

Assista aqui o vídeo. 

Fotos: Reprodução Instagram 

Siga a Revista VIP no Instagram