Florença – Itália
O berço dos prazeres da vida

Viagens

Inigualável pela sua riqueza arquitetónica, o romantismo das suas ruelas e a sua riqueza cultural, é impossível não se perder de amores por esta cidade

Qui, 26/11/2015 - 9:30

Berço do Renascimento e verdadeiro museu ao ar livre, Florença é uma das mecas para os amantes da arte. Aqui trabalharam Dante e Miguel Ângelo, aqui nasceram os Medicis. A cada passo, um tesouro espreita, uma relíquia brilha. Botticelli, Raphael, Leonard o da Vinci, Donatello, Galileu, Brunelleschi, Giotto ou Ticiano são apenas alguns dos génios criativos que deixaram a sua marca nas pedras da capital da Toscana. Mas é também uma das capitais da moda, que foi crescendo ao sabor da gastronomia e da elegância das suas lojas, onde estão presentes os maiores criadores mundiais e uma inspiração para os apaixonados em busca de cenários cinematográficos.

Inigualável pela sua riqueza arquitetónica, o romantismo das suas ruelas e a sua riqueza cultural, é impossível não se perder de amores por uma cidade que convém visitar sem pressa nem relógio, apesar de alguns ex-líbris serem incontornáveis. Segundo a UNESCO, Florença alberga quase um terço dos tesouros da humanidade. É caso para aproveitar cada segundo da estadia.

A estátua de David, de Miguel Ângelo, símbolo de Florença e uma das obras mais conhecidas do mundo, está na Galeria da Academia. O imponente Duomo, a catedral, e Santa Croce, são as duas construções religiosas mais imponentes, mas existem inúmeras em redor da Plaza San Giovanni. Desde a catedral, passeie até à Plaza della Signoria, passando pelo Palazzo Vecchio. A ponte Vecchio, com os seus cadeados, é o local predileto dos apaixonados. Também o Jardim de Bóboli, nas traseiras do Palazzo Pitti, é um convite ao romantismo.

Será difícil resistir à tentação das compras, com os grandes nomes da moda internacional e as criações de antiquários e artesãos a convidar à perdição. Se tiver alguns dias, aproveite para ir à fabulosa cidade de Pisa, à surpreendente Siena ou à cidade medieval de San Gimignano.

 

Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram