Filomena Cautela
A despedida do 5 Para a Meia-Noite: “Este programa fez de mim a pessoa mais feliz e a mais infeliz do Mundo”

Nacional

Filomena Cautela despede-se do 5 Para a Meia-noite, com discurso marcante: “Este programa fez de mim a pessoa mais feliz e a mais infeliz do Mundo”

Sex, 26/06/2020 - 7:57

Filomena Cautela apresentou pela última vez o 5 Para a Meia-Noite, na RTP, na noite desta quinta-feira, dia 25 de junho. Na despedida, o late night talk-show terminou com um discurso marcante da apresentadora, que durante toda a emissão tinha garantido que não ia chorar, mas acabou emocionada.  

“O 5 Para a Meia-Noite é o lugar de maior liberdade que existe na televisão” 

No discurso final, Filomena Cautela começou por agradecer a Inês Lopes Gonçalves, com quem dividiu a condução do formato nos últimos anos. 

“Queria só dizer, obrigada Inês! Só nós é que sabemos o que é que aconteceu aqui. São os meus últimos minutos atrás desta secretária e eu disse que não ia chorar e não vou. O 5 Para a Meia-Noite é o lugar de maior liberdade que existe na televisão, é o programa – e digo isto sem problemas que já ando aqui há uns aninhos, e é horrível de se dizer e presunçoso, mas cá vai – é o programa mais difícil de fazer da televisão portuguesa e não tenho dúvida do que estou a dizer.”

Filomena Cautela fez vários agradecimentos à equipa que produz o talk show da estação pública de televisão e destacou duas pessoas. Susana Romana, uma das guionistas do formato e Gonçalo Madaíl. O atual subdiretor da RTP1 foi quem, em 2005, apostou em Filomena Cautela para ser vj da MTV Portugal. Gonçalo, à época responsável do canal de música, apostou em Mena após esta ter feito o casting em Aveiro. Recorde-se que, na altura, Mena tinha feito apenas Morangos com Açúcar e não tinha experiência em apresentação. 

“Queria aproveitar este último minuto para agradecer muito a uma equipa da RTP, a uma pessoa chamada Gonçalo Madaíl, que foi a única pessoa que há muitos, muitos anos, quando ninguém queria saber de mim para absolutamente nada, foi a única pessoa que contra toda a gente à sua volta disse: ‘não, eu quero a miúda’. Portanto, Gonçalo, tudo o que eu consegui profissionalmente é graças a ti. Obrigada! Não esqueço nada! Queria ainda dizer que tenho de agradecer a toda uma equipa da RTP com quem trabalhámos muitos e muitos anos… começámos na Videomedia, passámos depois para a RTP. Uma equipa que foi incansável a fazer bolos de casamento sem nada.” 

“Saio porque se eu continuasse iria tornar este programa uma coisa que ele não é”

Depois, Filomena Cautela faz questão de enumerar todos os nomes da equipa um a um: “Eu sou uma chata do caraças… eu tive uma grande responsabilidade quando o programa acabou… saber que duas mulheres a manterem um talk show de humor tinham de manter o programa vivo, pertinente, e isso é muito difícil. Eu saio do 5 Para a Meia-Noite porque se eu continuasse aqui eu iria tornar este programa uma coisa que ele não é. Eu acho que tenho de respeitar o legado de 11 anos que se viveu aqui e tenho de ir fazer outra coisa, porque isto não é o programa da Mena é o 5 para a Meia-Noite.”

“A todos os que vêm ao 5 Para a Meia-noite, e que estão a acompanhar durante 11 anos, muito obrigada! Foi um privilégio. Este programa fez de mim a pessoa mais feliz do Mundo e a pessoa mais infeliz do Mundo. Não vou esquecer nunca o que passei aqui atrás, quem assistiu é que sabe o que se vive aqui. Não vou chorar! Foi o meu último 5 para a Meia-noite! Obrigada a todos!” termina Filomena Cautela, com a voz carregada de emoção.

A pressão no ar a Filomena Cautela

Antes do discurso final, Inês Lopes Gonçalves e Beatriz Gosta submeteram Filomena Cautela à Pressão no Ar, a rubrica mais conhecida do 5 Para a Meia-Noite. A apresentadora acabou a confessar que logo no início do talk show pensou em desistir. 

“Qual foi o momento em que decidiste ‘estou farta desta mer** e quero sair do 5?”, questionou Beatriz Gosta. 

“A primeira vez que senti isso foi quando fizemos a primeira série, há muitos muitos anos. Eu senti isso muitas vezes, porque o 5 para a Meia-Noite foi o lugar onde fui a mulher mais feliz do Mundo e a mulher mais infeliz do Mundo. Já fui a pessoa mais feliz do Mundo neste cenário e a mais infeliz do Mundo. Tive muitas vezes que me quis ir embora e tive muitas vezes também em que disse ‘não posso porque não há nada como este programa na televisão.’ Foi, por isso, que me mantive aqui no programa tanto tempo”, respondeu Filomena. 

Questionada se a saída do 5 era manobra de marketing, a estrela da RTP esclareceu: “Não posso dizer que não volto. Sei que vou ter saudades desta adrenalina. Não é manobra de marketing, vou mesmo embora”. 

 

Filomena Cautela já tem um novo desafio em mãos, dado que já estreou o programa Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão, da RTP.  O 5 para a Meia-Noite regressa ainda este ano ao canal público, mas com outro apresentador.

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: RTP

Siga a Revista VIP no Instagram