Filipe Duarte
Ator morre aos 46 anos

Nacional

Filipe Duarte morreu esta sexta-feira de manhã, 17 de abril, aos 46 anos. O ator português sofreu um enfarte do miocárdio fulminante. Tinha uma filha de nove anos.

Sex, 17/04/2020 - 13:03

Filipe Duarte morreu esta sexta-feira de manhã, 17 de abril. O ator português de 46 anos de idade sofreu um enfarte do miocárdio fulminante, confirma fonte próxima à VIP.

Filipe Duarte tem uma filha de nove anos, Antónia, fruto da sua relação com a atriz espanhola Nuria Mencía.

Luís Filipe Duarte Ferreira da Silva nasceu a 5 de junho de 1973, em Angola. Estudou marketing e publicidade na universidade e também frequentou o curso de formação de atores na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e no Instituto de Investigação e Criação Teatral.

Participou em várias peças de teatro, sobretudo no início da sua carreira, de entre as quais se destacam A Farsa de Inês Pereira (1996), de Gil Vicente, A Varanda de Frangipani (1999), de Mia Couto, e Macbeth (1999), de William Shakespeare.

Na televisão, participou em algumas telenovelas como Fúria de Viver (2002) e em Belmonte (2013).  Em 2008 foi um dos protagonistas da série televisiva Equador, uma adaptação do romance homónimo de Miguel Sousa Tavares produzida pela TVI. Entrou também no telefime Teorema de Pitágoras, de Gonçalo Galvão Telles e nas séries A Ferreirinha e João Semana, ambas da RTP. 

No cinema, o último filme em que participou foi Variações (2019), do realizador João Maia. Integrou também o elenco de Cinzento e Negro (2015) e A Vida Invisível (2013). Este último valeu-lhe o Globo de Ouro de Melhor Ator de Cinema

Fora de Portugal, participou recentemente na telenovela brasileira Amor de Mãe, que está a ser exibida à noite na SIC.

Texto: Inês Neves; Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram