Fernando Mendes
Mãe teve dois cancros e um AVC antes de morrer: «ela estava à espera de se despedir de mim»

Nacional

Fernando Mendes chora ao falar da morte da mãe, que pressentiu, e revela: «A minha mãe teve dois cancros e um AVC»

Sáb, 08/06/2019 - 17:07

Fernando Mendes abriu o coração em entrevista a Fátima Lopes no programa Conta-me Como És, TVI. O carismático apresentador da RTP emocionou-se ao recordar a morte do pai e da mãe. Fernando Mendes diz mesmo que pressentiu a morte da progenitora. «Não está a ser fácil»
 
Na entrevista, o apresentador revela que em 2002 quando foi convidado para conduzir o Preço Certo, programa do qual é anfitrião nos dias de hoje, «fugia» do assunto. «Quando me convidaram para fazer este programa eu até fugia porque não tenho nada haver com apresentações, nem quero ter. Então quando abracei este projeto fiz as coisas à minha maneira e acho que o sucesso é esse. Não invento nada, é aquilo, sou eu», começa por afirmar. «Acho que acima de tudo tem que haver respeito para com as pessoas que me consomem diariamente e eu acho que esse respeito existe. A brincadeira é muito importante ali», termina.
 

A morte do pai, Vítor Mendes 


O pai de Fernando Mendes, Vítor Mendes, morreu aos 42 anos, quando este tinha apenas 17. Esta foi uma perda que o próprio admite não ter sido fácil, mas que o aproximou da mãe, Lídia Mendes, e dos irmãos.
 
 «Não foi fácil. Ninguém estava à espera que aquilo acontecesse. A minha teve que ser a super-mãe e foi sempre, até há muito pouco tempo. Criar quatro filhos naquela altura era muito difícil. Ela foi um pilar importantíssimo para mim e para os meus irmãos», recorda o apresentador, acrescentando que a mãe sempre foi muito preocupada com ele e com os irmãos. «Acho que ela morreu preocupada sempre connosco. Ela viveu preocupada connosco...a roupa, a comida, as viagens, tudo. A minha mãe viveu até aos 87 anos mas sempre foi essa mulher preocupada, uma mulher de armas, uma super-mulher e uma grande mãe».
 

Fernando Mendes pressentiu a morte da mãe


Entretanto, Fernando Mendes confessa algo inédito a Fátima Lopes. O apresentador da RTP afirma que nos últimos 15 anos a mãe teve «dois cancro e um AVC», acabando por morrer em dezembro de 2018. «Isso aconteceu tudo enquanto eu estava a gravar o programa e ninguém soube. Ela foi sempre uma grande mulher que superou sempre essas coisas...o AVC é que foi mais complicado», conta emocionado, acrescentando que no dia da morte da mãe teve um pressentimento. 
 
«Estava a fazer um programa em direto e quando eu entro ela morre. Parece que ela estava à espera de se despedir de mim», recorda Fernando Mendes, lavado em lágrimas. «Se ela estiver lá em cima a ver-me, sabe que eu estou sempre com ela e que nunca me esqueço das coisas que ela fez por mim», afirma. 
 
Esta é uma perda muito presente na vida do ator e apresentador, que confessa ainda não ter feito o luto por completo.
 
«Não está a ser fácil. É muito difícil o continuar, a cabeça está lá sempre. Acho que ainda preciso muito de chorar...às vezes pego no meu carro e deito a minha lágrima. Às vezes parece que isto não aconteceu...mas aconteceu», termina.
 
Texto: Inês Marques Fernandes com redação Win; Fotos: Impala e Redes Sociais
 

Siga a Revista VIP no Instagram