Família Obama
O último Natal na Casa Branca

Internacional

A família de Barack Obama vive oitava quadra festiva na residência presidencial

Sáb, 24/12/2016 - 7:30

Este Natal será o oitavo e, simultaneamente, o último que Barack Obama e a sua família comemoram no número 1600 da Avenida Pennsylvania, a famosa Casa Branca, em Washington. E, por isso, a quadra festiva reveste-se de um significado especial para toda a família, mascotes inclusive. A dar brilho à Casa Branca, estão 70 mil ornamentos, 63  árvores de Natal, 56 casas de gengibre e duas enormes estátuas dos cães da família Obama, Sunny e Bo. Tudo pensado ao pormenor e dividido por áreas temáticas. Estima-se que mais de 68 mil pessoas visitem a Casa Branca durante a época natalícia, só para admirar as decorações festivas. E a entrada é gratuita…

As primeiras pessoas a apreciar as decorações natalícias foram militares e as suas famílias, que foram recebidos, no dia 29 de novembro, pela primeira-dama, Michele Obama, que lhes proporcionou uma verdadeira visita guiada pelos diversos salões. A árvore de Natal principal foi a que captou mais atenções e está colocada na Sala Azul, medindo cerca de seis metros de altura. A decoração natalícia deste ano na Casa Branca está subordinada ao tema “Os presentes do Natal” e muitas delas representam verdadeiros presentes que o Presidente cessante gostaria de deixar aos cidadãos.

A título de exemplo, Michelle Obama salientou “o presente de uma grande educação”: na biblioteca da casa mais famosa do mundo, uma outra árvore de Natal está decorada com ornamentos a incentivar a educação das crianças do sexo feminino, com a palavra girl (menina) escrita em 12 idiomas diferentes.

Outro dos “presentes” está colocado na Sala Verde e é o da “boa saúde”, relembrando os esforços de Barack Obama neste sentido, através do projeto que ficou conhecido como Obamacare e que se destinava a promover um sistema nacional de saúde para todos os norte-americanos.  

  Texto: Luís Peniche; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram